Criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers, o conceito ...
Criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers, o conceito de hotspots designa as zonas do planeta mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas de destruição. São 34 regiões ou biomas, no território brasileiro, incluindo:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa correta é a D - Cerrado e Mata Atlântica.
O conceito de hotspots, criado pelo ecólogo inglês Norman Myers em 1988, se refere às regiões do planeta que possuem uma alta biodiversidade e que estão sob sério risco de destruição. A ideia é identificar áreas prioritárias para a conservação devido à sua importância ecológica e à ameaça que enfrentam.
No território brasileiro, dois biomas se destacam como hotspots:
- Mata Atlântica: É um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, mas também um dos mais devastados, com apenas cerca de 12% de sua cobertura original restante. A Mata Atlântica é lar de uma enorme variedade de espécies endêmicas.
- Cerrado: Considerado a savana mais rica em biodiversidade do mundo, o Cerrado possui uma grande quantidade de espécies endêmicas, muitas das quais estão ameaçadas devido à expansão agrícola e à pecuária.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Amazônia e Pampa: Embora a Amazônia seja extremamente rica em biodiversidade, ela não é categorizada como um hotspot porque, segundo os critérios de Myers, um hotspot deve ter perdido pelo menos 70% de sua vegetação original. O Pampa, por outro lado, não possui a mesma rica biodiversidade e nível de ameaça que a Mata Atlântica e o Cerrado.
B - Mata Atlântica e Caatinga: A Mata Atlântica é um hotspot, mas a Caatinga, apesar de ser uma área que enfrenta desafios ambientais significativos, não é considerada um hotspot segundo os critérios estabelecidos por Myers.
C - Pampa e Pantanal: Nenhum dos dois biomas é considerado um hotspot pela definição de Myers. Ambos são importantes para a biodiversidade, mas não atendem aos critérios de alta biodiversidade e alto grau de ameaça para serem categorizados como hotspots.
E - Pantanal e Cerrado: O Cerrado é, de fato, um hotspot, mas o Pantanal, apesar de ser uma área de alta biodiversidade, não está classificado como um hotspot segundo os critérios de Myers.
Concluindo, a alternativa correta é D - Cerrado e Mata Atlântica, pois ambos os biomas são reconhecidos como hotspots devido à sua alta biodiversidade e às ameaças significativas que enfrentam.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB D "O termo hotspots é utilizado para designar lugares que apresentam uma grande riqueza natural e uma elevada biodiversidade, mas que, no entanto, encontram-se ameaçados de extinção ou que passam por um corrente processo de degradação. Trata-se dos lugares do planeta onde a conservação de suas feições naturais faz-se mais urgente."
Veja mais sobre "Hotspots" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/hotspots.htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo