Qual das neoplasias de células B, a seguir, é descrita como...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069222 Medicina
Qual das neoplasias de células B, a seguir, é descrita como, altamente, agressiva?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Linfoma de Burkitt.

Tema Central da Questão:

A questão aborda o reconhecimento das características clínicas e biológicas de diferentes neoplasias de células B. Para responder a essa questão, é necessário conhecer os distintos tipos de linfomas e suas classificações em termos de agressividade. Compreender como os diferentes tipos de linfomas se comportam é essencial para decidir sobre abordagens terapêuticas e prognósticos.

Justificativa da Alternativa Correta:

O linfoma de Burkitt é conhecido por ser uma das neoplasias de células B mais agressivas. Ele se caracteriza por um crescimento extremamente rápido das células tumorais, exigindo tratamento imediato e intensivo. Este linfoma é frequentemente associado a crianças e jovens e pode estar relacionado ao vírus Epstein-Barr. Sua apresentação clínica rápida e agressiva o distingue dos outros tipos listados, justificando sua classificação como altamente agressiva.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Linfoma da zona marginal/MALT: Este tipo de linfoma é geralmente considerado indolente, ou seja, de crescimento lento. Ele frequentemente permanece localizado por longos períodos e tem um comportamento menos agressivo, o que não se encaixa na descrição de altamente agressivo.

C - Leucemia de células pilosas: Esta é uma forma rara de leucemia que também possui um curso indolente. As células pilosas proliferam lentamente, e os sintomas podem ser controlados por muitos anos, sendo essa leucemia geralmente de baixa agressividade.

D - Linfoma folicular (grau II): Os linfomas foliculares são, em geral, indolentes, com progressão lenta. O grau II ainda é considerado de baixa a moderada agressividade, não se encaixando na descrição de altamente agressivo.

E - Linfoma folicular (grau III): Embora seja mais agressivo que os graus I e II, o linfoma folicular grau III não atinge o nível de agressividade do linfoma de Burkitt. Este tipo é considerado de agressividade intermediária.

Espero que esta explicação tenha sido útil para elucidar a questão de maneira clara e objetiva. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para a questão é a alternativa A, Linfoma de Burkitt, pois esta neoplasia de células B é altamente agressiva e de crescimento rápido. O linfoma de Burkitt é um tipo de linfoma não-Hodgkin que se origina de células B maduras e apresenta um grande número de células imaturas em sua estrutura. Essa característica, aliada ao alto índice de proliferação das células, faz com que o linfoma de Burkitt seja uma neoplasia bastante agressiva e que exija um tratamento rápido e efetivo. As outras opções apresentadas não possuem o mesmo grau de agressividade que o linfoma de Burkitt.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo