Acerca dos fundos de investimento, julgue o item.Os benefíci...
Acerca dos fundos de investimento, julgue o item.
Os benefícios de um fundo de investimento em Direitos
Creditórios são: (i) para o cedente, diminuição dos riscos
de crédito e “liberação de espaço no balanço”; (ii) para
as empresas, mais liquidez no mercado de crédito; e (iii)
para os investidores, uma alternativa que tende a
oferecer uma rentabilidade maior do que a renda
fixa tradicional.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sim, os benefícios de um fundo de investimento em Direitos Creditórios (FIDC) são:
(i) Para o cedente: ao ceder seus direitos creditórios para o fundo, o cedente consegue diminuir os riscos de crédito de sua carteira de recebíveis, transferindo-os para o fundo. Além disso, o cedente pode "liberar espaço no balanço", ou seja, reduzir o volume de ativos em sua contabilidade, o que pode melhorar seus indicadores financeiros.
(ii) Para as empresas: o FIDC pode trazer mais liquidez para o mercado de crédito, uma vez que o fundo pode comprar uma grande quantidade de recebíveis de diversas empresas, melhorando a capacidade de circulação do dinheiro no mercado.
(iii) Para os investidores: o FIDC é uma alternativa que tende a oferecer uma rentabilidade maior do que a renda fixa tradicional, pois é composto por recebíveis com juros e prazos diversos, que podem gerar ganhos superiores aos investimentos em títulos de renda fixa. Além disso, o FIDC pode ser uma boa opção para os investidores que buscam diversificação em sua carteira, já que o fundo pode ser composto por diversos tipos de recebíveis de diferentes empresas e setores.
No entanto, é importante ressaltar que todo investimento envolve riscos e que os investidores devem avaliar cuidadosamente as características do FIDC, tais como a qualidade dos recebíveis, a gestão do fundo e a sua rentabilidade histórica, antes de decidirem investir.
LETRA C
O FIDC funciona como um fundo de investimento tradicional. Em outras palavras, ele reúne recursos financeiros de diversos investidores para uma aplicação em conjunto. De acordo com a lei, 50% do patrimônio líquido do fundo precisa ser aplicado em direitos creditórios, ou seja, créditos que as empresas têm a receber.
Alguns tipos de direitos creditórios são aluguéis, cheques, duplicatas ou valores que foram parcelados no cartão de crédito. Essas dívidas são convertidas em títulos e vendidas a terceiros.
Por exemplo: a empresa vende um produto a prazo para um consumidor por meio de cartão de crédito. Estes recebíveis (as parcelas a serem pagas pelo consumidor) podem ser vendidos para um FIDC na forma de direitos creditórios. Isso permite à empresa antecipar o recebimento destes recursos em troca de uma taxa de desconto que, por outro lado, vira rendimento para os investidores do fundo.
fonte: site da nubank
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo