Em determinado estabelecimento assistencial de saúde, foi co...
Esse armazenamento está em DESACORDO com o estabelecido na Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, RDC, n° 306, de 07/12/2004, pois os resíduos químicos do Grupo B devem ser armazenados
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: A - em compartimento exclusivo.
Vamos entender o porquê dessa escolha e as razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas.
Tema da Questão: Este questionamento aborda o armazenamento adequado de resíduos de serviços de saúde. É fundamental compreender que cada tipo de resíduo possui um tratamento específico para garantir a segurança e evitar riscos à saúde e ao meio ambiente. A Resolução da ANVISA RDC n° 306/2004 regulamenta a forma correta de gerenciamento desses resíduos.
Explicando a Alternativa Correta: A Resolução RDC n° 306/2004 da ANVISA determina que os resíduos químicos, classificados como Grupo B, devem ser armazenados em um compartimento exclusivo. Isso se deve ao fato de que resíduos químicos podem apresentar riscos de contaminação, reações químicas indesejadas e necessitam de tratamento especial.
Justificando as Alternativas Incorretas:
B - juntamente com os resíduos do Grupo A, apenas. Essa opção está incorreta porque resíduos do Grupo A incluem materiais biológicos que podem ser infecciosos, necessitando de armazenamento separado dos químicos para evitar riscos.
C - juntamente com os resíduos do Grupo D, apenas. A alternativa C está errada porque o Grupo D envolve resíduos que não representam perigo biológico, químico ou radiológico, como papel e vidro, que não devem ser misturados com resíduos químicos.
D - juntamente com os resíduos do Grupo E, apenas. Essa opção não é correta, pois o Grupo E refere-se a resíduos perfurocortantes, que também exigem armazenamento separado para prevenir acidentes.
E - juntamente com os resíduos dos Grupos D e E, apenas. Esta alternativa também está incorreta, uma vez que misturar resíduos químicos (Grupo B) com os Grupos D e E não atende às exigências de armazenamento seguro e eficiente, conforme a resolução citada.
O conhecimento da legislação vigente é crucial para garantir que os processos de manejo de resíduos sejam seguros e adequados. Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para você!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ter sistema de combate a incêndio por meio de extintores de CO2 e PQS (pó químico seco); ter kit de emergência para os casos de derramamento ou vazamento, incluindo produtos absorventes; armazenar os resíduos constituídos de produtos perigosos corrosivos e
inflamáveis próximos ao piso; observar as medidas de segurança recomendadas para produtos químicos que podem formar peróxidos;
não receber nem armazenar resíduos sem identificação; organizar o armazenamento de acordo com critérios de compatibilidade,
segregando os resíduos em bandejas; manter registro dos resíduos recebidos; manter o local trancado, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas.
Então devido às características das substancias químicas (inflamatividade, corrosividade, reatividade e toxicidade) o ambiente deve ser exclusivo para essas substancias possuindo todas as medidas de segurança coletiva possíveis, afim de proteger os trabalhadores, a população local e prevenir danos ao meio ambiente.
1.3.3 - O Grupo A é identificado pelo símbolo de substância infectante constante na NBR-7500 da ABNT, com rótulos de fundo
branco, desenho e contornos pretos
1.3.4 - O Grupo B é identificado através do símbolo de risco associado, de acordo com a NBR 7500 da ABNT e com discriminação de substância química e frases de risco.
1.3.5 - O Grupo C é representado pelo símbolo internacional de presença de radiação ionizante (trifólio de cor magenta) em rótulos de fundo amarelo e contornos pretos, acrescido da expressão REJEITO RADIOATIVO.
1.3.6 - O Grupo E é identificado pelo símbolo de substância infectante constante na NBR-7500 da ABNT, com rótulos de fundo
branco, desenho e contornos pretos, acrescido da inscrição de RESÍDUO PERFUROCORTANTE, indicando o risco que apresenta o
resíduo
gab a
questão ainda válida; rdc 306/2004 foi substituída pela rdc 222/2018
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo