Um estudante de Administração iniciou um estágio em uma emp...
Em seus estudos, ele conseguiu identificar alguns elementos importantes na elaboração de um planejamento estratégico que são
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Vamos entender por que a alternativa C está correta e aproveitar para discorrer sobre o tema da questão.
O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial na gestão de uma organização. Ele visa definir a direção a ser seguida, alocando recursos de maneira eficiente e eficaz para alcançar objetivos de longo prazo. Nesse contexto, a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é uma metodologia amplamente utilizada.
A alternativa C menciona os elementos da análise SWOT:
- Forças e Fraquezas: relacionados ao ambiente interno da organização. Estes são os fatores internos que a empresa pode controlar e moldar.
- Oportunidades e Ameaças: relativos ao ambiente externo. Estes são fatores fora do controle direto da empresa, mas que podem afetar suas estratégias e operações.
Esses elementos são cruciais porque permitem que a organização:
- Identifique suas vantagens competitivas (Forças).
- Reconheça pontos a melhorar (Fraquezas).
- Explore novas oportunidades de mercado (Oportunidades).
- Prepare-se para enfrentar possíveis ameaças (Ameaças).
Agora, analisando as outras alternativas:
A - Trata do sequenciamento das atividades produtivas, que é mais relacionado ao planejamento operacional, não ao planejamento estratégico.
B - Fala sobre documentos e metodologias de ações operacionais, que também se enquadram no planejamento operacional, não no estratégico.
D - Menciona atividades rotineiras e repetitivas, que são típicas do planejamento tático ou operacional, não do planejamento estratégico.
E - Refere-se a atividades, tarefas ou operações isoladas, que são componentes do planejamento operacional.
Portanto, a alternativa C é a correta, pois aborda diretamente os elementos essenciais do planejamento estratégico, especificamente a análise SWOT.
Espero que essa explicação tenha esclarecido o tema para você. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C.
Diagnóstico Estratégico – Análise SWOT
Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.
Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).
Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).
A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!
Fonte: Rodrigo Rennó
GABARITO: LETRA C
Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.
Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.
As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.
São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.
FONTE: ROCKCONTENT.COM
Questão que se resolve também pela análise da pirâmide dos níveis da organização:
- Topo da pirâmide - Nível Estratégico
- Meio da pirâmide - Nível Tático
- Base da pirâmide - Nível Operacional
O estagiário está estudando sobre planejamento estratégico - ou seja - aquilo que se negocia no nível estratégico (topo da pirâmide).
A) ERRADA - Sequenciamento das atividades realizadas na empresa durante o processo produtivo (...). atividades em sequência acontecem no nível operacional, na base da pirâmide.
B) ERRADA - Documentos escritos, metodologias de desenvolvimento e implantação de ações relativas à eficiência operacional.
C) CORRETA - São as variáveis que se cruzam na analise SWOT.
D) ERRADA - Atividades rotineiras e repetitivas relacionadas à previsibilidade de atuação da empresa. Atividades desta natureza/perfil são características do nível operacional, base da pirâmide.
E) ERRADA - Atividades, tarefas ou operações, isoladamente, para que se forme o conjunto dos processos realizados pela empresa. Atividades, tarefas e operações são características do nível operacional, base da pirâmide.
Matriz SWOT
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo