Dadas as especificações abaixo para tipos de artefatos defi...

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Q2251520 Engenharia de Software
Dadas as especificações abaixo para tipos de artefatos definidos na UML:
I. necessários e suficientes para formar um sistema executável. II. resíduos do processo de desenvolvimento. III. criados como conseqüência de um sistema em execução.
É correto associá-las respectivamente aos exemplos:
Alternativas

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Alternativa correta: A

A questão aborda o entendimento de tipos de artefatos na UML (Unified Modeling Language), que é uma linguagem de modelagem padronizada usada em engenharia de software para especificar, visualizar, construir e documentar os artefatos de um sistema de software. Vamos entender cada uma das especificações e por que a alternativa A é a correta.

Item I: Fala sobre artefatos que são necessários e suficientes para formar um sistema executável. Isso se refere a arquivos que podem ser diretamente usados para executar um programa, como as bibliotecas dinâmicas (DLL) e os executáveis (.EXE). Esses são os produtos finais do processo de desenvolvimento que podem ser distribuídos e executados em um sistema operacional.

Item II: Menciona resíduos do processo de desenvolvimento. Isso geralmente inclui todos os arquivos e documentos que são criados durante o processo de desenvolvimento, mas que não são necessários para executar o sistema final. Os arquivos de código fonte são um exemplo disso, pois após serem compilados, eles se transformam em artefatos executáveis e não precisam estar presentes no ambiente de execução.

Item III: Fala sobre artefatos criados como consequência de um sistema em execução. Um exemplo disso são os objetos .NET instanciados a partir de uma biblioteca dinâmica DLL. Eles não existem antes da execução do sistema, mas são criados em tempo de execução quando o sistema está rodando.

Portanto, a alternativa A é a correta, pois correlaciona corretamente cada tipo de artefato com sua descrição, de acordo com as práticas padrão na engenharia de software:

  • I com bibliotecas dinâmicas DLL e executáveis .EXE, que são necessários para executar o sistema.
  • II com arquivos de código fonte, que são resíduos do processo de desenvolvimento.
  • III com objetos .NET instanciados que são criados durante a execução do sistema.

Assim, a compreensão correta de cada tipo de artefato e sua função no contexto do desenvolvimento de software é essencial para responder corretamente a essa questão.

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