Observe o trecho a seguir. “As altas temperaturas também pod...
Texto para as questões 1 a 5.
Mudanças climáticas
Por Vanessa Sardinha dos Santos
As mudanças climáticas são, sem dúvidas, um dos maiores desafios da sociedade atual. Apesar de sempre usarmos o urso-polar como símbolo dessas mudanças, as alterações no clima estão longe de atingir apenas esses animais. Os impactos das mudanças climáticas são significativos e afetam desde a nossa saúde até a produção de alimentos.
Mudanças climáticas são alterações provocadas nos padrões climáticos a longo prazo com base nas alternâncias meteorológicas, ou seja, nas condições do tempo observadas por um período. Elas podem ser causadas por processos naturais e também pela ação do homem. As mudanças climáticas não aconteceram de uma hora para outra. A nossa história evolutiva está intrinsecamente ligada às alterações provocadas no clima, as quais são observadas desde a formação do planeta Terra.
O consumo exagerado e a produção elevada, além de aumentar a exploração dos recursos naturais, provocaram também o aumento da poluição atmosférica, por causa da emissão de gases poluentes pelas indústrias e pelos automóveis. A produção também acelerou o desmatamento, o que também provocou alterações no clima.
As mudanças climáticas geram uma série de consequências ambientais graves, muitas até já podem ser observadas atualmente. Uma das consequências do aumento da temperatura do planeta é o aumento do nível do mar, que ocorre em virtude do degelo das geleiras. Isso pode resultar inundação e submersão de áreas costeiras, causando diversos prejuízos às pessoas que vivem nessas áreas.
As altas temperaturas também poderão causar grandes secas, que afetarão ativamente a agricultura, ocasionando diversos problemas em relação à produção de alimentos. Com a diminuição da produção de alimentos e o consequente aumento dos preços, muitas pessoas sofrerão com a questão da segurança alimentar, ou seja, com o acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e permanente.
Além de afetar a agricultura, a seca está relacionada com o aumento de focos de incêndio e com a escassez de água. Esse último problema poderá levar parte da população a sofrer com baixa disponibilidade de água potável e poderá gerar competição por esse recurso.
Enquanto algumas áreas enfrentarão seca extrema, em algumas regiões poderá ocorrer aumento exagerado das chuvas. Isso poderá causar problemas como inundações e deslizamento de terras em áreas com grande quantidade de pessoas.
Diversos animais e plantas, tanto espécies terrestres como aquáticas, serão diretamente afetados pelas mudanças climáticas, que causarão mudanças em seu habitat. Isso gerará a extinção de uma grande quantidade de espécies, diminuindo-se, assim, a biodiversidade.
Outro ponto importante diz respeito à saúde da população. Além da poluição atmosférica agravar-se em diversas partes do mundo, ocasionando doenças cardiovasculares e respiratórias, algumas doenças, como dengue e malária, que são transmitidas por mosquitos, poderão espalhar-se por mais lugares do globo.
Apesar das inúmeras evidências acerca das mudanças climáticas, não há um consenso quanto a essas alterações. Alguns estudiosos e também governantes de alguns países acreditam que as mudanças provocadas no clima são resultados de processos naturais e que a Terra se encontra, na verdade, rumo a uma nova glaciação. Para os céticos do aquecimento global, os estudos feitos a respeito das mudanças climáticas são alarmistas, gerando uma preocupação desnecessária.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/. Acesso em: 24 set. 2023. (Com supressões.)
Observe o trecho a seguir.
“As altas temperaturas também poderão causar grandes secas, que afetarão ativamente a agricultura, ocasionando diversos problemas em relação à produção de alimentos.”
Levando-se em consideração o uso de pronomes relativos, é correto afirmar que:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: Letra B.
Vamos analisar cada alternativa em relação ao uso de pronomes relativos e à função da oração subordinada adjetiva no trecho fornecido:
**Trecho:** “As altas temperaturas também poderão causar grandes secas, que afetarão ativamente a agricultura, ocasionando diversos problemas em relação à produção de alimentos.”
**Alternativas:**
**A** - Se a oração introduzida pela conjunção “que” for retirada do período, ocasionará perda de sentido da oração anterior, posto que é uma oração subordinada adjetiva explicativa.
- **Análise:** A oração subordinada adjetiva introduzida por “que” ( “que afetarão ativamente a agricultura” ) fornece uma explicação adicional sobre as "grandes secas". Embora essa oração adjetiva seja explicativa, a sua retirada não ocasiona perda de sentido para a oração anterior; apenas remove uma explicação adicional sobre os efeitos das secas. Portanto, a alternativa **A** está incorreta.
**B** - Temos, no trecho, uma oração subordinada adjetiva explicativa, com a função de dar uma explicação do termo anterior “grandes secas”.
- **Análise:** O trecho apresenta uma oração subordinada adjetiva explicativa, que fornece uma explicação sobre as "grandes secas". Essa é a função correta da oração adjetiva explicativa. Portanto, a alternativa **B** está correta.
**C** - Poderíamos retirar a vírgula antes do pronome relativo “que” sem alterar o sentido e a classificação da oração adjetiva.
- **Análise:** A oração adjetiva explicativa, geralmente, é separada por vírgulas para destacar a explicação adicional. Retirar a vírgula alteraria a função da oração, tornando-a uma oração adjetiva restritiva, o que mudaria o sentido do trecho. Portanto, a alternativa **C** está incorreta.
**D** - O uso da oração subordinada explicativa entre vírgulas nos faz pressupor que nem sempre grandes secas poderão afetar ativamente a agricultura.
- **Análise:** A oração adjetiva explicativa não altera a certeza ou frequência da afirmação. Ela simplesmente adiciona uma informação explicativa sobre o efeito das grandes secas, sem implicar variabilidade. Portanto, a alternativa **D** está incorreta.
**E** - O pronome relativo “que” poderia ser substituído pelo pronome relativo “as quais” sem prejuízo ao sentido, pois se refere ao termo anterior “altas temperaturas”.
- **Análise:** O pronome relativo “que” refere-se à “grandes secas” e não às “altas temperaturas”. Substituir “que” por “as quais” referindo-se às “altas temperaturas” alteraria o sentido da frase. Portanto, a alternativa **E** está incorreta.
**Conclusão:** A alternativa correta é **B**.
FONTE: ChatGPT
Temos, no trecho, uma oração subordinada adjetiva explicativa, com a função de dar uma explicação do termo anterior “grandes secas”.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo