A respeito dos arquivos intermediários, assinale a opção cor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47829 Arquivologia
A respeito dos arquivos intermediários, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D. Vamos entender por quê e analisar cada uma das alternativas.

Alternativa D - Correta: "Os documentos do arquivo intermediário são mantidos por conta dos prazos prescricionais e precaucionais e aguardam a destinação final: eliminação ou guarda permanente."

Os arquivos intermediários contêm documentos que já não são mais utilizados frequentemente, mas que ainda precisam ser guardados por motivos legais ou administrativos. Eles aguardam uma decisão definitiva, seja a eliminação ou a guarda permanente.

Alternativa A: "O acesso aos documentos no arquivo intermediário é aberto ao público."

Essa alternativa está incorreta porque os arquivos intermediários não são abertos ao público em geral. O acesso é geralmente restrito aos funcionários autorizados, uma vez que esses documentos ainda podem conter informações sensíveis ou sigilosas.

Alternativa B: "As características provisórias do arquivamento intermediário impedem a aplicação da tabela de temporalidade."

Esse item está incorreto porque a tabela de temporalidade é justamente um instrumento fundamental para a gestão dos arquivos intermediários. Ela determina os prazos de guarda e as ações a serem tomadas com os documentos após esse período.

Alternativa C: "Os arquivos intermediários são constituídos, fundamentalmente, por documentos com valor informativo."

Esta alternativa está incorreta. Os arquivos intermediários contêm documentos que ainda têm valor administrativo, legal ou fiscal, e não apenas valor informativo. O valor informativo é mais relacionado aos documentos destinados à guarda permanente.

Alternativa E: "Os arquivos intermediários são formados por documentos que perderam a vigência administrativa, mas são providos de valor histórico-cultural."

Esta alternativa está incorreta porque documentos com valor histórico-cultural são geralmente direcionados aos arquivos permanentes e não intermediários. Documentos nos arquivos intermediários ainda podem ter valor administrativo ou legal, mas não necessariamente valor histórico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra D: arquivo intermediárioArquivos de segunda idade, intermediários ou limbo, são aqueles constituídosde documentos que deixaram de ser freqüentemente consultados, mas cujosórgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los. Não há necessidade de conservá-los próximos aos escritórios. A permanência dos documentos nesses arquivos é transitória(aguardam a s destinação final: eliminação ou guarda permanente). Por isso, são também chamados de “limbo” ou “purgatório”.

Resposta: letra D.

 

Letra a: Os documentos do arquivos permanente são disponíveis para consulta pelo público em geral, e não o os documentos intermediários.

 

letra b: A tabela de temporalidade pode ser aplicada à fase intermediária do documento, nao sendo esta fase obrigatória, visto que um documento pode ir de corrente à permanente, sem passar pela fase intermediária.

 

letra c: os documentos do arquivo intermediário  podem ter valor histórico, e por isso, serem recolhidos ao arquivo permanente.

 

letra e: os arquivos intermediários guarda os documentos que nao são mais de uso frequente nos setores que o produziram. os documentos que forem providos de valor histórico serão recolhidos ao arquivo permanente, os que nao tiverem, serão eliminados.

 

OBS: Transferência - passagen dos documentos da fase corrente para a intermediária; Recolhimento - passagem dos documentod da fase intermediária para a permanente.

Sobre os diferentes tipos de prazos: prazo precaucional, no caso, é o prazo que se guarda um documento por precaução, antes de eliminá-lo ou guardá-lo permanentemente. É diferente do prazo de prescrição, que é o intervalo de tempo que o interessado possui para invocar o poder judiciário caso algum direito tenha sido violado. Também é diferente do prazo de vigência, que nada mais é do que os prazo para que o documento cumpra as finalidades pelas quais foi produzido para cumprir. 

 

TABELA DAS TRÊS IDADES

 

                       ------------------------------------------------------------------------------------------> RECOLHIMENTO

          ░▄▄▄▄▄░                                                       ░▄▄▄▄▄░                                                 ░▄▄▄▄▄░
          ░█▄▄▄█░                                                       ░█▄▄▄█░                                                 ░█▄▄▄█░
          ░█▄▄▄█░      TRANFERÊNCIA                  ░█▄▄▄█░     RECOLHIMENTO           ░█▄▄▄█░
          ░█████░                                                       ░█████░                                                 ░█████░
          ░█████░                                                       ░█████░                                                 ░█████░

                                                                                         

     X ELIMINAÇÃO                                                 X ELIMINAÇÃO

 

     VALOR PRIMÁRIO                                           VALOR PRIMÁRIO                                 VALOR SECUNDÁRIO

      1º FASE/IDADE                                                 2ª FASE/IDADE                                       3º FASE/IDADE

         CORRENTE                                                    INTERMEDIÁRIO                                        PERMANENTE

Os arquivos correntes caracterizam-se pela sua grande frequência de uso dos seus documentos, os quais são essenciais às atividades administrativas e, por isso, estão em constante movimentação e utilização por diversas pessoas e unidades de uma instituição. Ademais, para facilitar a utilização, além de evitar a perda do documento, é necessário que ele esteja sempre de seus usuários.

Os arquivos intermediários são aqueles que guardam documentos os quais não são mais objetos de consultas frequentes, porém aguardam cumprimento de prazos legais, ou que ainda sejam prova de direitos e obrigações. Ou seja, não sendo mais de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesses administrativos, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

Os arquivos permanentes, por fim, são aqueles que guardam documentos que não tem mais valor administrativo; porém, pelo seu conteúdo ou pelo assunto de que tratam, têm grande relevância para a História ou para a Cultura e, por isso, devem ser guardados por tempo indeterminado, sendo, assim, de livre acesso ao público.

Portanto, quanto aos estágios de evolução, os arquivos podem ser correntes, intermediários e permanentes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo