A Atenção Primária à Saúde tem como um de seus atributos e...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nos últimos anos, principalmente no Brasil, a definição operacional da APS sistematizada por Starfield (1992) vem sendo muito utilizada, inclusive pelo Ministério da Saúde. A partir desta definição, podemos conceituar os quatro atributos essenciais (STARFIELD, 2001) dos serviços de APS:
- Acesso de primeiro contato do indivíduo com o sistema de saúde: acessibilidade e utilização do serviço de saúde como fonte de cuidado a cada novo problema ou novo episódio de um mesmo problema de saúde, com exceção das verdadeiras emergências e urgências médicas.
- Longitudinalidade: existência de uma fonte continuada de atenção, assim como sua utilização ao longo do tempo. A relação entre a população e sua fonte de atenção deve se refletir em uma relação interpessoal intensa que expresse a confiança mútua entre os usuários e os profissionais de saúde.
- Integralidade: leque de serviços disponíveis e prestados pelo serviço de atenção primária. Ações que o serviço de saúde deve oferecer para que os usuários recebam atenção integral, tanto do ponto de vista do caráter biopsicossocial do processo saúde-doença, como ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação adequadas ao contexto da APS, mesmo que algumas ações não possam ser oferecidas dentro das unidades de APS. Incluem os encaminhamentos para especialidades médicas focais, hospitais, entre outros.
- Coordenação da atenção: pressupõe alguma forma de continuidade seja por parte do atendimento pelo mesmo profissional, seja por meio de prontuários médicos, ou ambos, além do reconhecimento de problemas abordados em outros serviços e a integração deste cuidado no cuidado global do paciente. O provedor de atenção primária deve ser capaz de integrar todo cuidado que o paciente recebe através da coordenação entre os serviços.
Ademais, a presença de outras três características, chamadas atributos derivados, qualificam as ações dos serviços de APS (STARFIELD, 2001):
- Atenção à saúde centrada na família (orientação familiar)
- Orientação comunitária
- Competência cultural
A Atenção Primária à Saúde (APS) tem como um de seus atributos essenciais a longitudinalidade. A longitudinalidade refere-se ao acompanhamento contínuo e ao relacionamento a longo prazo entre os profissionais de saúde e os pacientes, o que é fundamental para proporcionar um cuidado integral e contínuo ao longo do tempo. Outros atributos essenciais da APS incluem a acessibilidade, a coordenação do cuidado, a integralidade, e a orientação comunitária.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo