Em relação à microeconomia, julgue o item.A lei dos rendimen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2095685 Economia

Em relação à microeconomia, julgue o item.


A lei dos rendimentos decrescentes implica que, no curto prazo, quando aumentada a quantidade de fator variável (mão de obra e matéria prima), a produção inicialmente aumentará a taxas crescentes. Após atingir um ponto máximo, cada vez que se aumenta o fator variável, a produtividade marginal passa a cair em taxas decrescentes.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre a lei dos rendimentos marginais decrescentes, tema de Microeconomia. Vamos analisar a proposição:

"A lei dos rendimentos decrescentes implica que, no curto prazo, quando aumentada a quantidade de fator variável (mão de obra e matéria prima), a produção inicialmente aumentará a taxas crescentes. Após atingir um ponto máximo, cada vez que se aumenta o fator variável, a produtividade marginal passa a cair em taxas decrescentes."

Exatamente, não há nenhum erro em toda a descrição realizada. E nada melhor que um exemplo para ilustrar o afirmado abstratamente. Em uma determinada indústria têxtil há 10 teares e apenas um trabalhador e um rolo de fio de algodão. Os teares representam o fator fixo no curto prazo, isto é, o capital. Já o número de trabalhadores e rolos de fio são os fatores variáveis já que podem ser alterados no curto prazo.

À medida que o número de trabalhadores e rolos de fio aumentam, os teares poderão ser melhor aproveitados já que estavam ociosos, neste caso a produção aumentará a taxas crescentes já que ocorrerão ganhos produtivos na utilização de todos os bens de capital disponíveis (teares).

Esse processo terá um limite no momento que atinge o ponto máximo da produtividade. A partir desse ponto, mais trabalhadores atrapalharão o processo produtivo, afinal não haverá teares para todos e o próprio espaço limitado do galpão provocará ineficiências. Os teares, também, podem comportar apenas um rolo de fio por vez.

Na verdade, o produto marginal do trabalho aumenta a taxas crescentes em um primeiro momento, aumenta a taxas decrescentes em um segundo momento, atinge o ponto de máximo e, a partir daí, passa a diminuir, isto é, o produto marginal do trabalho passa a ser decrescente. Ao que tudo indica, há uma imprecisão no enunciado, mas não é relevante para invalidar a assertiva.

GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB C

A Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes é um princípio econômico que afirma que, ao adicionar unidades adicionais de um fator de produção (como trabalho) a uma quantidade fixa de outro fator (como terra ou capital), os incrementos na produção total começarão a diminuir após um certo ponto.

  • Definição: Adicionar mais de um fator de produção inicialmente aumenta a produção, mas após um ponto, os incrementos adicionais na produção começam a diminuir.
  • Curto Prazo: Aplica-se principalmente no curto prazo, onde pelo menos um fator de produção é fixo.

Em uma fábrica com um número fixo de máquinas, adicionar mais trabalhadores inicialmente aumenta a produção, mas a produção adicional por cada novo trabalhador começa a diminuir após um certo ponto.

  1. Otimização da Produção: Empresas devem identificar o ponto onde a produção marginal começa a decrescer.
  2. Custo Marginal: Produzir unidades adicionais torna-se mais caro com rendimentos marginais decrescentes.
  3. Escassez de Recursos: Reflete limitações dos recursos fixos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo