Em periodontia, a perda de inserção epitelial está relaciona...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão:
O foco da questão é a perda de inserção epitelial, um conceito importante em periodontia. Essa perda se refere à migração do epitélio juncional ao longo da superfície do dente, um sinal de doença periodontal. Para responder corretamente, o aluno precisa entender como essa alteração está associada à progressão da doença periodontal e o papel do epitélio juncional.
Alternativa correta: D - a distância percorrida pelo epitélio juncional.
A alternativa D é correta porque a perda de inserção epitelial se refere diretamente à migração apical do epitélio juncional ao longo da raiz do dente. Isso resulta em um aumento da profundidade da bolsa periodontal e é um sinal de progressão da doença periodontal.
Análise das alternativas incorretas:
A - a alteração da crista óssea no fundo da bolsa. Enquanto a alteração da crista óssea pode ocorrer nas doenças periodontais, ela não é o que define a perda de inserção epitelial. A crista óssea refere-se à perda óssea, que é uma consequência, e não a causa direta da perda epitelial.
B - a alteração de pH da saliva. O pH da saliva pode afetar a saúde bucal geral, mas não está diretamente relacionado à perda de inserção epitelial. A saliva influencia mais na formação de cáries e na desmineralização dos dentes.
C - a espessura da gengiva marginal. Embora a espessura da gengiva possa influenciar a resposta inflamatória, ela não afeta diretamente a perda de inserção epitelial.
E - o tipo de bactéria presente na bolsa periodontal. As bactérias periodontopatogênicas são responsáveis pela inflamação e destruição dos tecidos periodontais, mas a perda de inserção epitelial é especificamente sobre o deslocamento do epitélio juncional, não sobre o tipo de bactéria.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo