A respeito da construção religiosa no Egito Antigo, analise ...
A respeito da construção religiosa no Egito Antigo, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A religião historicamente conhecida do Egito Antigo é o resultado da superposição e da organização das divindades dos nomos, na qual, em cada santuário, o deus local era visto como a divindade suprema e criadora.
( ) Os deuses dos nomos tinham aparentemente uma origem totêmica, sofrendo nos tempos históricos um processo parcial ou total de antropomorfização; ao exemplo de Hórus, que podia ser representado por um falcão, por um homem com cabeça de falcão ou por um homem.
( ) Conforme foi sendo concluída a unificação do Estado Egípcio, sentiu-se a necessidade de explicar as relações entre os deuses e de hierarquizá-los, e, assim, surgiram as construções familiares: pai, mãe e filho (Osíris, Ísis e Hórus).
( ) As sínteses teológicas também surgiram com o objetivo de explicar a origem do mundo e dos deuses, porém eram contraditórias, uma vez que o deus criador em Mênfis era Ptah, em Heliápolis era Ra, e assim sucessivamente; por isso, as sínteses das cidades mais importantes influenciavam as das cidades menores.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: