Em relação à microeconomia, julgue o item.A curva de demanda...
Em relação à microeconomia, julgue o item.
A curva de demanda para a firma competitiva é inclinada
para baixo. Logo, quanto menor o preço, maior será a
quantidade produzida e demandada, enquanto a curva
de demanda para a firma monopolista é horizontal.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
"A curva de demanda para a firma competitiva é
A relação da curva de demanda com as estruturas de mercado está invertida, o mercado de concorrência perfeita é caracterizado pela presença de curvas de demanda horizontais para as firmas competitivas individuais. Embora, a curva de demanda de mercado, isto é, a demanda total para todas as firmas competitivas em conjunto seja inclinada para baixo.
O monopolista, por sua vez, depara-se com a curva de demanda total do mercado já que é o único produtor, isto é, a demanda individual do monopolista é, também, a demanda total. Logo, esta curva de demanda é inclinada para baixo ao contrário do que ocorre com a firma competitiva individual na concorrência perfeita.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Monopólio:
Possui uma curva de demanda inclinada para baixo
Firma competitiva:
Tem uma curva de demanda horizontal
A curva de demanda do monopólio é inclinada para baixo devido ao poder de mercado que o monopolista tem. Quando uma empresa é um monopolista, ela é a única fornecedora de um determinado bem ou serviço no mercado, o que lhe permite ter um controle significativo sobre o preço desse bem ou serviço.
Dessa forma, a curva de demanda do monopólio é inclinada para baixo porque a empresa deve reduzir o preço do bem ou serviço para vender uma quantidade maior, já que os consumidores são menos sensíveis ao preço quando ele é menor.
A curva de demanda de uma empresa competitiva é horizontal porque, em um mercado competitivo, cada empresa é um tomador de preços, o que significa que ela não tem poder de mercado e precisa aceitar o preço de mercado estabelecido pela oferta e demanda do mercado como um todo.
Dessa forma, a curva de demanda de uma empresa competitiva é horizontal, pois o preço que a empresa pode cobrar é dado pelo mercado e não varia com a quantidade de produtos que a empresa decide produzir e vender. A empresa deve aceitar o preço de mercado e ajustar sua produção para atender a essa demanda.
Pra você não errar na prova
* DEMANDA (D) = curva desce
* OFERTA (S) = curva sobe
obs: OFERTA (S) vem do inglês SUPPLY que significa oferta
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo