Sobre o código de ética profissional, assinale a alternativa...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão requer conhecimento da Resolução CFESS nº 273 de 1993, que institui o Código de Ética profissional. Nesse documento encontramos os princípios, deveres, direitos e vedações que orientam o trabalho do/a assistente social. Devemos encontrar a alternativa incorreta.
Vamos, então, analisar as alternativas:
A – Correta. Quando autorizado, o assistente social poderá depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário, de que tenha tido conhecimento no exercício profissional. Conforme o “Art. 18º”, do Código de Ética profissional, temos que: a quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do/a usuário/a, de terceiros/as e da coletividade. Parágrafo único - a revelação será feita dentro do estritamente necessário, quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele devam tomar conhecimento.
B, C e D – Incorretas.
Gabarito: A
Conforme o “Art. 18º”, do Código de Ética profissional, temos que: a quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do/a usuário/a, de terceiros/as e da coletividade. Parágrafo único - a revelação será feita dentro do estritamente necessário, quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele devam tomar conhecimento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo