A decisão tomada corriqueiramente sobre assuntos inéditos e ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - de nível estratégico.
A tomada de decisão no nível estratégico envolve questões amplas e de longo prazo, que afetam a organização como um todo. Neste contexto, as decisões são usualmente tomadas pela alta administração e estão relacionadas ao direcionamento e aos objetivos gerais da empresa. Diferentemente das decisões operacionais e táticas que são mais rotineiras, as decisões estratégicas são caracterizadas por serem menos frequentes, de maior relevância e, muitas vezes, envolvendo situações inéditas e complexas que não podem ser programadas previamente.
As decisões estratégicas são tipicamente relacionadas a assuntos inéditos e não programados, porque envolvem um elemento de novidade e incerteza que requer uma abordagem mais analítica e reflexiva. Essas decisões determinam a posição competitiva da empresa no mercado e requerem uma visão abrangente do ambiente externo e interno, bem como uma capacidade de antecipar tendências e preparar a organização para futuras realidades.
Portanto, a alternativa E está correta porque reflete precisamente o tipo de decisão que é característica do nível estratégico, que está relacionada à definição dos caminhos que a organização deve seguir e aos desafios inovadores que precisa enfrentar, muitas vezes sem precedentes ou modelos prévios para se basear.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nos níveis inferiores procura-se trabalhar por meio de rotinas, seguindo padrões, normas e instruções para as consecuções de objetivos.
Por exemplo: numa linha de montagem há pouco espaço para imprevistos já que o trabalho é específico e concreto. Mas no caso de um executivo tentando lidar com as novas tendências de mercado, este estará enfrentando variáveis imprevistas e muitas vezes abstratas,
De acordo com Romney e Steinbart (2000, p. 15), as decisões estruturadas (decisões programadas) são repetitivas, rotineiras e fáceis de entender e podem ser delegadas para empregados de baixo nível na organização. As decisões não-estruturadas (decisões não programadas) não são periódicas e nem rotineiras. Para resolver problemas baseados em decisões não-estruturadas não há um modelo e é necessário considerável intuição e julgamento para resolvê-los.
Stoner e Freeman (1995) definem decisões programadas como sendo decisões envolvendo assuntos rotineiros e que podem ser tratados através de procedimentos, políticas ou regras, escritas ou não, tornando o processo decisório mais simples. São decisões que se explicam mediante um conjunto de procedimentos pré-estabelecidos e são tomadas em ambiente de certeza ou baixa incerteza, em razão de quase todos os resultados já serem conhecidos.
As decisões não programadas caracterizam-se, segundo Porto (2000, p. 23), “por resultarem de situações e/ou problemas inéditos ou não esperados, os quais geralmente representam decisões únicas e complexas, cujo resultado não se encontra previamente descrito”.
Para Stoner e Freeman (1995) as decisões não programadas destinam-se a problemas incomuns ou excepcionais que requeiram soluções específicas. Por sua vez, não tem regras para seguir e nem possuem um esquema específico para ser utilizado. Podem ser conhecidas ou inéditas. Nas decisões não-programadas conhecidas, o tomador de decisão já esteve envolvido com problema igual ou parecido. Embora todas as variáveis não sejam conhecidas, já existe uma certa experiência em situações semelhantes. Nas decisões não programadas inéditas, o tomador de decisão se vê diante de uma situação completamente nova e não pode contar com nenhuma regra pré-estabelecida para auxiliá-lo.
De acordo com Romney e Steinbart (2000, p. 15), as decisões podem ser classificadas em estruturadas, semi-estruturadas e não-estruturadas. Além disso, a decisão pode ser tomada no nível estratégico (decisão para dois a cinco anos); tático (decisão para alguns meses até dois anos); e operacional (alguns dias a alguns meses).
Caso alguém discorde do meu comentário favor deixar na caixa de recados, obrigado!
Tomada de decisões nível: Estratégico, tático e Operacional.
Nível Estratégico => As decisões do nível estratégico devem contemplar uma série de decisões que deverão ser tomadas nos demais níveis hierárquicos da organização. As decisões estratégicas envolvem várias situações e, portanto, uma variedade de combinações de soluções e efeitos que as decisões tendem a gerar. São complexas, exigem análise, preparo e planejamento. As decisões estratégicas são aquelas tomadas fora do âmbito da rotina.
Nível Tático =>As decisões do nível tático, são mais facilmente revistas, quando necessárias, por terem menor abrangência que as estratégias. O universo das decisões táticas é bastante amplo, porém proporcional ao tamanho e ao tipo de complexidade estrutura de cada organização. O imperativo é que cada área ou função tenha seus planos específicos, os quais estejam interligados umbilicalmente às ações estratégicas da companhia como um todo. Ex: Política de Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Nível Operacional=> As decisões do nível operacional, por serem relativamente fáceis, são revistas à todo momento, quando necessárias, exatamente ao contrário do que ocorre com as decisões táticas e, de modo especial, com as decisões estratégicas. As decisões operacionais são eminentemente técnicas, isto é, sem um forte alcance de cunho político-social, exatamente o contrário das decisões estratégicas, as quais representam , muitas vezes, podem representar até mesmo a existência da organização. Ex: Levantamento da Necessidade de Treinamento.
Li toda a teoria que postou e acabei entendo diferente de você.
Acredito que o corriqueiro está relacionado as atividades/funções do nível estratégico, já que para este nível é comum tomar decisões não programadas e que envolvam um nível de complexidade que pode afetar toda a organização.
Acredito que é preciso fazer uma relação do que é comum/corriqueiro no processo decisório dos níveis operacional, tático e estratégico. E assim acredito que a letra E está correta.
DECISÕES ESTRATÉGICAS
Compreendem as grandes escolhas de objetivos organizacionais e meios para realizá-los. São tomadas no nível hierárquico mais alto, porque afetam a organização inteira. As decisões estratégicas caracterisam-se por elevado grau de incerteza, especialmente quando se trata de situações competitivas. Com muita frequência, são decisões não programadas.
DECISÕES OPERACIONAIS
Abrangem a definição de meios e recursos para a execução de atividades. Normalmente, são tomadas e reallizadas no nível dos grupos operacionais de trabalho. As decisões operacionais resolvem problemas do dia-a-dia, muito deles rotineiros.
Corriqueiro = Que circula habitualmente; corrente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo