Assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - o ácido acetilsalicílico não deve ser empregado para paciente asmático.
O ácido acetilsalicílico, comumente conhecido como aspirina, pode induzir crises asmáticas em pacientes que sofrem de asma, especialmente em indivíduos que apresentam a chamada "triade aspirina" (asma, rinite e sensibilidade ao ácido acetilsalicílico). Por esta razão, é contraindicado o uso em pacientes asmáticos.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - A afirmação de que o paciente epiléptico deve receber profilaxia antibiótica antes de procedimentos invasivos não é verdadeira. A profilaxia antibiótica é indicada em situações específicas, geralmente para prevenir endocardite infecciosa, em pacientes com certos tipos de doenças cardíacas, e não para epilepsia.
B - Os benzodiazepínicos não são prescritos em Notificação de Receita amarela. Na verdade, eles são prescritos em Notificação de Receita azul, que é destinada a medicamentos de controle especial, enquanto a receita amarela é utilizada para entorpecentes.
C - Apenicilina é frequentemente a droga de eleição para várias infecções, mas em pacientes com nefropatia, antibióticos que não exijam metabolismo renal são geralmente preferidos para evitar a sobrecarga nos rins. Portanto, essa afirmação está correta, mas o contexto da questão aponta que esta não é a alternativa buscada.
D - A dipirona, conhecida também como metamizol, pode interagir com a clorpromazina, levando a um aumento do risco de hipotermia. Por isso, não é apropriado afirmar que a dipirona é a droga de eleição para pacientes em uso de clorpromazina.
Conclusão: A questão aborda conhecimentos de farmacologia e contraindicações de medicamentos em pacientes com condições específicas de saúde. Para respondê-la corretamente, é importante estar familiarizado com os efeitos colaterais e interações medicamentosas mais comuns.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O AAS inibe a produção de PgE2, que é Broncodilatadora.
A) Pacientes epilépticos: Devido a impossibilidade de assegurar a ausência de crises durante os procedimentos odontológicos, é recomendada a administração de benzodiazepínicos 30-45 minutos antes do procedimento odontológico, sendo o Lorazepam 0,5 mg - 1,0 mg o mais indicado.
B) Bezodiazepínicos A Notificação de receita do tipo B é de cor azul. Usada para a prescrição de psicofármacos que incluem os benzodiazepínicos.
C) Pacientes nefropatas são mais suscetíveis a processos infecciosos e, portanto, numa profilaxia antibiótica antes de um tratamento odontológico invasivo, os antibióticos de eleição serão aqueles que agem sobre a flora microbiana bucal, como a penicilina ou amoxicilina; ou a clindamicina ou azitromicina em pacientes alérgicos à penicilina.
As penicilinas, amoxicilina, clindamicina e as cefalosporinas podem ser utilizadas em dose usual de administração e são de primeira escolha. Ao serem eliminadas em grande porcentagem por via renal, a vida média pode se alterar em consequência da insuficiência do rim. Quando forem usados esses medicamentos, deve-se prolongar o intervalo de dosagem, observando que a dose deve ser administrada após a diálise, já que a maioria deles é metabolizada com a diálise.
D) A Clorpromazina é usada no tratamento de desordens psicóticas (delírios, confusões e esquizofrenias).
O uso concomitante de clorpromazina e dipirona pode produzir hipotermia grave.
E) Correta. A asma e uma doença inflamatória crónica das vias aéreas. Neste estado de inflamação continua, a exposição a aspirina provoca no subgrupo de doentes com Asma Induzida pela Aspirina (AIA) uma acentuação temporária do processo inflamatório, que conduz á exacerbação da asma. Embora assemelhando-se as reações de hipersensibilidade imediata, a AIA nao parece ser mediada por mecanismos dependentes da IgE, daí estas reações serem designadas de “anafilactóides”
AAS: interfere na produção de prostaglandina do tipo PgE2 com a inibição irreversível da COX1 (não é seletivo, liga-se também à COX2). Mas a cascata da inflamação desloca-se um pouco, produzindo mais leucotrienos pela via da lipoxigenase e isso causa broncoespasmo, congestão, aumento de secreção. Associando isto a pacientes asmáticos (inflamação crônica de vias aereas), os sintomas vão piorar e há de se ter maiores cuidados, ou seja, não deve ser impregado.
ALTERNATIVA E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo