A realização de osteotomia de Salter em pacientes com displa...
itens seguintes.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C está correta.
Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ) é uma condição em que a articulação do quadril não se desenvolve adequadamente, o que pode levar a problemas de estabilidade e risco de subluxação ou luxação. É crucial compreender os diferentes métodos cirúrgicos disponíveis para corrigir essa anomalia e melhorar a função do quadril.
A osteotomia de Salter é uma técnica cirúrgica utilizada precisamente para tratar a displasia do desenvolvimento do quadril. O principal objetivo desta técnica é aumentar a anteversão acetabular e, assim, melhorar a estabilidade do quadril. Isso é conseguido através do aumento da cobertura da cabeça do fêmur pelas porções anterior e superolateral do acetábulo, o que é fundamental para a estabilidade articular.
Esta técnica envolve a realização de um corte no osso ilíaco (próximo ao acetábulo) e a reorientação do acetábulo para proporcionar uma melhor cobertura da cabeça femoral. O procedimento é especialmente útil em pacientes pediátricos que apresentam displasia, buscando evitar problemas futuros de degeneração articular e garantir um desenvolvimento mais próximo do normal.
Portanto, a afirmação na questão está correta, pois a osteotomia de Salter tem o objetivo mencionado de aumentar a cobertura e estabilidade do quadril através da modificação da posição do acetábulo.
As alternativas incorretas seriam aquelas que negassem ou apresentassem outras funções para a osteotomia de Salter que não condizem com sua prática e objetivos estabelecidos, como por exemplo, dizer que ela não melhora a cobertura acetabular ou que não altera a anteversão. A questão, no entanto, já apresenta a única alternativa correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo