Assinale a alternativa em que a pontuação está corretamente ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q314794 Português
Assinale a alternativa em que a pontuação está corretamente empregada, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a (A). Vamos explorar os motivos pelos quais essa alternativa é a correta, assim como as razões pelas quais as demais alternativas estão incorretas.

Alternativa A: "Ao ler esta carta antiga que encontrei por acaso, lembro-me de onde estava quando a recebi; não consigo lembrar, entretanto, o que escrevi que fez tanto bem a uma pessoa que, com certeza, mal se lembrará de mim."

A pontuação aqui está correta e atende às normas da língua portuguesa. A oração subordinada adjetiva "que encontrei por acaso" está corretamente delimitada por vírgulas, assim como a conjunção "entretanto" está adequada entre vírgulas pois se trata de um elemento de ligação entre orações.

Alternativa B: "Ao ler esta carta antiga, que encontrei por acaso, lembro-me de onde estava quando a recebi; não consigo, lembrar, entretanto, o que escrevi que fez tanto bem, a uma pessoa que, com certeza, mal se lembrará de mim."

Essa alternativa contém vírgulas desnecessárias. A vírgula após "não consigo" e "bem" são incorretas, pois interrompem a fluidez da leitura desnecessariamente. A vírgula antes de "a uma pessoa" também está incorreta, pois não se separa o complemento do verbo com vírgula.

Alternativa C: "Ao ler esta carta antiga que encontrei por acaso, lembro-me, de onde estava quando a recebi; não consigo lembrar, entretanto, o que escrevi que fez tanto bem, a uma pessoa que, com certeza, mal se lembrará de mim."

A vírgula após "lembro-me" está incorreta, pois não há necessidade de pausa nesse ponto. Além disso, novamente, a vírgula antes de "a uma pessoa" está errada, conforme explicado anteriormente.

Alternativa D: "Ao ler esta carta antiga que encontrei, por acaso, lembro-me, de onde estava, quando a recebi; não consigo lembrar, entretanto, o que escrevi que fez tanto bem a uma pessoa que, com certeza, mal se lembrará de mim."

Há excesso de vírgulas nesta alternativa. A vírgula após "encontrei" e a vírgula após "lembro-me" são desnecessárias. Além disso, a vírgula após "onde estava" não é necessária. O excesso de vírgulas prejudica a clareza e fluidez da leitura.

Alternativa E: "Ao ler, esta carta antiga que, encontrei por acaso, lembro-me de onde estava quando a recebi; não consigo lembrar, entretanto, o que escrevi que fez tanto bem a uma pessoa que, com certeza, mal se lembrará de mim."

Os erros de pontuação são evidentes com o uso indevido de vírgulas após "ler" e "que". Novamente, a vírgula após "não consigo" é desnecessária. A pontuação incorreta interfere na compreensão do texto.

Com essas explicações, espero ter esclarecido por que a alternativa A é a correta e as demais estão erradas. Pontuação é essencial para a clareza e compreensão do texto, então é fundamental prestar atenção às normas gramaticais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 a) Ao ler esta carta antiga que encontrei por acaso, lembro-me de onde estava quando a recebi; não consigo lembrar, entretanto, o que escrevi que fez tanto bem a uma pessoa que, com certeza, mal se lembrará de mim.

 - não vai crase antes de oração subordinada adjetiva restritiva - "esta carta" significa que não existem várias cartas, mas apenas uma, ou seja, aquela que foi encontrada - restringiu o alcance;

- não se separa o verbo de seu complemento - "de onde estava".


C) e D) O erro se encontra no Trecho: Ao ler esta carta antiga que encontrei por acaso, lembro-me, de onde estava quando a recebi; não consigo lembrar, entretanto, o que escrevi que fez tanto bem, a uma pessoa que, com certeza, mal se lembrará de mim.
Ps: Está Separando Um verbo de seu Respectivo Complemento, Visto que O verbo LEMBRAR, nesse caso, Será Verbo Transitivo indireto.
E) Está Separando O verbo de seu sujeito. Ao ler, esta carta antiga que,.....
B) Está Separando um Complemento Nominal : escrevi que fez tanto bem, a uma pessoa que,
;)

Pequena dúvida, pessoal.

Quero saber se obrigatoriamente tenho que por vírgula quando uso a expressão "com certeza" no meio da frase, por exemplo;

- Eu irei, com certeza, para a viagem.
- Ela sabe, com certeza, o segredo.
- O caso, com certeza, é difícil.

Assertiva A

Ao ler esta carta antiga que encontrei por acaso, lembro-me de onde estava quando a recebi; não consigo lembrar, entretanto, o que escrevi que fez tanto bem a uma pessoa que, com certeza, mal se lembrará de mim.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo