Considerando as recomendações mais atuais para o prosseguime...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088562 Medicina
Paciente, 61 anos, sexo masculino, apresenta quadro de melena há três meses. Comparece em consulta para investigação ambulatorial. Hemoglobina: 10,5g/dL; Hematócrito: 33%. Comorbidades: hipertensão arterial sistêmica e doença renal crônica. Foi submetido à endoscopia digestiva alta e colonoscopia, não sendo identificada a origem do sangramento. Ambos os exames foram repetidos, sem novos achados. 
Considerando as recomendações mais atuais para o prosseguimento da investigação do caso, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão pede a identificação da alternativa INCORRETA em relação à investigação de um caso de sangramento de origem desconhecida em um paciente. A alternativa A afirma que a enteroscopia profunda é executada antes da cápsula endoscópica para aumentar o rendimento diagnóstico. Esta, de fato, é a alternativa incorreta. Em geral, a cápsula endoscópica é o procedimento de primeira linha em casos de sangramento gastrointestinal obscuro, depois que uma endoscopia alta e uma colonoscopia não conseguiram identificar a fonte do sangramento. Isso se deve à sua facilidade de uso, segurança e capacidade de visualizar todo o intestino delgado. A enteroscopia profunda geralmente é reservada para quando a cápsula endoscópica identificou um possível local de sangramento, mas é necessário um exame mais detalhado ou uma intervenção terapêutica. Portanto, a alternativa A é, de fato, a incorreta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo