Paciente do sexo masculino, procedente de Cajazeiras, sertão...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: UFPB Órgão: UFPB Prova: UFPB - 2012 - UFPB - Médico - Infectologista |
Q378157 Medicina
Paciente do sexo masculino, procedente de Cajazeiras, sertão da Paraíba, chega ao serviço de doenças infectocontagiosas com dor intensa em fossa ilíaca direita, com sinais de irritação peritoneal. Vinha em tratamento para febre tifoide há 1 semana, em uso de ciprofloxacino, quando recebeu resultado de WIDAL ANTI-O 1:160. Considerando a complicação apresentada pelo paciente, julgue as assertivas abaixo:

A localização mais comum da perfuração intestinal da febre tifoide é o íleo terminal.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra C - certo.

Tema Central da Questão: O tema central desta questão é a complicação da febre tifoide, uma doença bacteriana causada por Salmonella typhi. A questão foca na localização anatômica mais comum da perfuração intestinal associada a essa condição.

Explicação Detalhada:

A febre tifoide, além dos sintomas clássicos como febre prolongada, dor abdominal e mal-estar, pode levar a complicações graves, sendo a mais crítica a perfuração intestinal. Quando a pergunta menciona um paciente com dor em fossa ilíaca direita e sinais de irritação peritoneal, ela está sugerindo a possibilidade de uma perfuração intestinal.

A perfuração intestinal na febre tifoide ocorre mais comumente no íleo terminal, que é a parte final do intestino delgado. Essa região é especialmente vulnerável devido à invasão bacteriana profunda e formação de úlceras, que podem evoluir para perfuração. Por isso, a assertiva que diz que "A localização mais comum da perfuração intestinal da febre tifoide é o íleo terminal" está correta.

Alternativas Incorretas:

Como a questão é de certo ou errado, a alternativa que fosse errada teria que apontar uma localização diferente do íleo terminal para a perfuração ou refutar a associação da perfuração com a febre tifoide.

Considerando o conhecimento médico sobre a doença, se a questão dissesse que a perfuração ocorre mais comumente em outra parte do intestino, como o cólon, isso seria errado. Contudo, a afirmativa está correta ao identificar o íleo terminal como a localização mais comum.

É fundamental que o aluno compreenda a relação entre as doenças e suas complicações anatômicas, o que exige um conhecimento sólido da patofisiologia das doenças infecciosas.

Estratégia para Resolver Questões:

Para abordar questões como essa, é importante:

  • Lembrar das complicações clássicas das doenças infecciosas.
  • Relacionar sintomas clínicos apresentados no enunciado com as possíveis complicações da doença mencionada.
  • Utilizar conhecimento anatômico para responder questões sobre localização de lesões ou complicações.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo