A Síndrome de Arnold-Chiari é uma malformação occipitocervi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040955 Enfermagem
A Síndrome de Arnold-Chiari é uma malformação occipitocervical congênita e rara do sistema nervoso central descrita por Julius Arnold e por Hans Chiari há pouco mais de 100 anos (Souza et al., 2021).
Analise as alternativas sobre o tema proposto e marque a opção CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

A Síndrome de Arnold-Chiari é uma malformação congênita rara que afeta a junção entre o crânio e a coluna cervical, especificamente envolvendo o cerebelo, o tronco encefálico, e a medula espinhal. Vamos analisar cada uma das alternativas para entender melhor essa condição e por que a alternativa D é a correta:

Alternativa A: Na Síndrome de Arnold-Chiari tipo I, acontece dilatação do cerebelo e do tronco encefálico associadas com a hérnia.

Essa afirmativa está incorreta. Na verdade, a Síndrome de Arnold-Chiari tipo I é caracterizada pela descida das tonsilas cerebelares pelo forame magno para dentro do canal espinhal. Não há dilatação do cerebelo e do tronco encefálico.

Alternativa B: Na Síndrome de Arnold-Chiari tipo IV, ocorre herniação das tonsilas cerebelares, acrescida de alterações morfológicas em outras estruturas anatômicas como o vermis cerebelar, porção inferior do bulbo e IV ventrículo associadas com a hérnia.

Essa afirmativa também está incorreta. A Síndrome de Arnold-Chiari tipo IV é caracterizada pela hipoplasia ou aplasia do cerebelo e não envolve herniação das tonsilas cerebelares.

Alternativa C: Na Síndrome de Arnold-Chiari tipo V, especificamente, ocorre hipoplasia grave ou aplasia de cerebelo, sendo que não ocorre herniação.

Não existe uma classificação oficial da Síndrome de Arnold-Chiari tipo V. Portanto, essa alternativa está incorreta devido à inexistência dessa classificação no contexto da malformação de Arnold-Chiari.

Alternativa D: Na Síndrome de Arnold-Chiari tipo III, acontece dilatação do cerebelo e do tronco encefálico, que é circundada por uma meningocele que acomete a região cervical alta.

Essa afirmativa está correta. A Síndrome de Arnold-Chiari tipo III é uma forma mais severa da condição, onde há uma herniação do cerebelo e do tronco encefálico através do forame magno, e é comum a presença de uma meningocele encefálica na região cervical alta.

Alternativa E: A Síndrome de Arnold-Chiari tipo II consiste no deslocamento em sentido inferior das tonsilas do cerebelo por meio do forame magno. É o tipo mais comum e destaca-se pela gravidade de seus sintomas.

Essa afirmativa está parcialmente correta, mas contém um erro significativo. A Síndrome de Arnold-Chiari tipo II envolve o deslocamento das tonsilas cerebelares, mas também inclui defeitos no tubo neural, como mielomeningocele. Portanto, não é o tipo mais comum, e sim uma condição mais complexa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Síndrome de Arnold-Chiari é uma condição neurológica congênita rara, na qual ocorre a herniação do cerebelo e/ou outras estruturas cerebrais pelo forame magno. Para identificar a opção correta, devemos conhecer as características dos tipos de Arnold-Chiari. A alternativa A está incorreta, pois a dilatação do cerebelo e tronco encefálico é vista na Síndrome de Arnold-Chiari tipo II. A opção B também está incorreta, já que a Síndrome de Arnold-Chiari tipo IV apresenta herniação das tonsilas cerebelares, mas não é acrescido de outras alterações morfológicas como o vermis cerebelar e IV ventrículo. A alternativa C está errada porque a Síndrome de Arnold-Chiari tipo V não apresenta herniação, mas sim hipoplasia grave ou aplasia de cerebelo. A alternativa D está correta, pois a Síndrome de Arnold-Chiari tipo III apresenta a dilatação do cerebelo e tronco encefálico, circundados por uma meningocele que acomete a região cervical alta. A opção E está incorreta, pois a Síndrome de Arnold-Chiari tipo II é o tipo mais comum e caracteriza-se pelo deslocamento das tonsilas cerebelares pelo forame magno.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo