Sobre a qualidade da água de irrigação, analise os itens a s...
Sobre a qualidade da água de irrigação, analise os itens a seguir:
I. A qualidade da água de irrigação é um aspecto que tem sido muitas vezes negligenciado, visto que se dispõe normalmente de água de boa qualidade, em abundância e de rápido acesso. Na avaliação da água de irrigação, devem ser levados em consideração três aspectos: salinidade, sodicidade e toxicidade.
II. O critério de salinidade leva em consideração a concentração de sais minerais presentes na água de irrigação. Já a sodicidade avalia a concentração relativa do sódio em relação a outros cátions (Ca + Mg), e a toxicidade leva em consideração problemas que podem advir da presença de certos íons na água de irrigação, em níveis desfavoráveis ao desenvolvimento das culturas.
III. O critério de salinidade, normalmente, é avaliado em razão da condutividade elétrica da água (CE), de modo que água com valores menores que 0,75 mmhos/cm, ou < 450 mg/L de sais dissolvidos totais (SDT), não apresenta restrição ao uso para irrigação; já aquela com valores entre 0,75 mmhos/cm e 3,0 mmhos/cm (450 mg/L e 2.000 mg/L de SDT) apresenta restrição ligeira ou moderada e, com valores maiores que 3,0 mmhos/cm, ou > 2.000 mg/L de SDT, apresenta severa restrição ao uso.
IV. O critério de sodicidade avalia a concentração relativa de sódio na água de irrigação, em relação a outros cátions. Elevados conteúdos de sódio podem proporcionar altos valores de sódio trocável no solo, o que concorreria para a sua desestruturação.
V. A sodicidade é definida por um índice denominado Razão de Adsorção (fixação de nutrientes num solo) de Sódio (RAS), o qual pode ser descrito pela Expressão (1), na qual os cátions são expressos em meq/L. A água com RAS menor que 3,0 não apresenta restrição de uso para irrigação do arroz; já em águas com RAS maior que 9, as restrições são severas.
Estão CORRETOS: