O choque cria um desequilíbrio entre a oferta de oxigênio ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040957 Enfermagem
O choque cria um desequilíbrio entre a oferta de oxigênio e nutrientes que sustentam a função celular. Afeta todos os sistemas corporais e pode se desenvolver rápida ou lentamente, dependendo da causa subjacente. Durante o choque, o corpo luta para sobreviver, recrutando todos os seus mecanismos homeostáticos para restaurar o fluxo sanguíneo (Brunnner e Suddarth, Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica 14? Ed. 2020).
Sendo assim, o denominador comum em todos os tipos de choque é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O choque circulatório caracteriza-se por um estado de hipoperfusão tecidual, ou seja, o fluxo sanguíneo encontra-se inadequado para suprir as necessidades celulares. Assim, o denominador comum de todos os tipos de choque é a redução da pressão de enchimento capilar (PEC). 

A) Incorreta- A alternativa propõe Vasoconstrição reflexa, estando incorreta, o choque distributivo é a única modalidade de choque em que ocorre vasodilatação. Nos demais tipos de choque vai ocorrer  vasoconstrição reflexa.

B) Correta - O choque circulatório caracteriza-se por um estado de hipoperfusão tecidual, ou seja, o fluxo sanguíneo encontra-se inadequado para suprir as necessidades celulares. Assim, o denominador comum de todos os tipos de choque é a redução da pressão de enchimento capilar (PEC). 

C) Incorreta- A alternativa propõe  Diminuição do débito cardíaco, estando incorreta, diminuição do débito cardíaco não é um  denominador comum em todos os tipos de choque. No choque distributivo, por exemplo, a má perfusão é resultado de uma vasodilatação periférica global que ocasiona drástica redução da PEC, comprometendo o fornecimento de oxigênio pelos capilares e a captura de oxigênio pelos tecidos. Nesse caso, o débito cardíaco encontra-se preservado, dado que não há qualquer problema nem com a bomba cardíaca, nem com o volume circulante de sangue.

D) Incorreta- A alternativa propõe  Aumento do débito cardíaco, estando incorreta,  aumento do débito cardíaco não é um  denominador comum em todos os tipos de choque. O choque cardiogênico  por exemplo é aquele em que a má perfusão tecidual é resultado do baixo débito cardíaco oriundo de uma patologia cardíaca propriamente dita.

E) Incorreta- A alternativa propõe  Vasodilatação, estando incorreta, o choque distributivo é a única modalidade de choque em que ocorre vasodilatação.

Gabarito: Letra B

MOURAO-JUNIOR, C. A.; DE SOUZA, L. S. Fisiopatologia do choque. HU Revista, [S. l.], v. 40, n. 1 e 2, 2015.



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Todos os choques culminam na diminuição do débito cardíaco também.

Tipo de choque PVC SvO2 DC RVS POAP

Hipovolêmico Baixa Baixa Baixo Alta Baixa

Cardiogênico Alta Baixa Baixo Alta Alta

Obstrutivo Alta Baixa Baixo Alta Baixa

Distributivo Variável Alta Alto Baixa Variável

PVC: Pressão venosa central; SvO2: Saturação venosa central; DC: débito cardíaco; RVS: resistência vascular sistêmica; PAOP: Pressão de oclusão de artéria pulmonar.

Obs.: No choque distributivo o débito cardíaco é alto diferente dos outros que é baixo.

O aumento do débito cardíaco só ocorre nos choques hipovolêmico, cardiogênico e obstrutivo.

A Vasoconstrição reflexa só ocorre nos choques hipovolêmico, cardiogênico e obstrutivo.

Alternativa: B - Diminuição da pressão de enchimento capilar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo