Os hemocomponentes e hemoderivados se originam da doação de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040963 Enfermagem
Os hemocomponentes e hemoderivados se originam da doação de sangue por um doador. No Brasil, esse processo está regulamentado pela Lei n.º 10.205, de 21 de março de 2001, e por regulamentos técnicos editados pelo Ministério da Saúde.
Sobre os hemocomponentes disponíveis como arsenal terapêutico, assinale a opção CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre hemocomponentes e hemoderivados, regulamentados pela Lei n.º 10.205/2001 e regulamentos técnicos do Ministério da Saúde. A alternativa correta é a alternativa E.

Alternativa E: "Plasma isento do crioprecipitado é um depletado de FVIII, fibrinogênio e multímeros de alto peso molecular de Fator de von Willebrand, embora contenha a metaloproteinase responsável por sua metabolização."

Explicação: O plasma isento do crioprecipitado é de fato pobre em fatores de coagulação como FVIII e fibrinogênio, sendo um subproduto da preparação do crioprecipitado. Ele ainda contém a metaloproteinase, uma enzima que metaboliza esses fatores. Portanto, esta alternativa está correta.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

A: "Crioprecipitado (CRIO) deve ser transfundido assim que possível após a coleta. Se inevitável, armazenar entre 20°C e 24°C, em repouso, e por, no máximo, 24 horas."

Correção: O crioprecipitado deve ser armazenado congelado a -18°C ou mais frio e tem uma validade de um ano. Ele não deve ser armazenado entre 20°C e 24°C.

B: "O plasma fresco congelado é separado a partir de 1 unidade de sangue total por centrifugação, entre 8 e 24 horas após a coleta, e congelado completamente, no máximo em uma hora, atingindo temperaturas iguais ou inferiores a 30°C negativos."

Correção: O correto é que o plasma fresco congelado deve ser separado e congelado até 8 horas após a coleta, e não entre 8 e 24 horas.

C: "Concentrado de granulócitos deve conter, no mínimo, 1,0 x 1010 granulócitos. Contém outros leucócitos, plaquetas e cerca de 50mL a 80mL de hemácias. Volume aproximado: 220mL."

Correção: A quantidade de hemácias mencionada (50mL a 80mL) está incorreta. Além disso, o volume de granulócitos pode variar e não é uma informação completa para definir o produto.

D: "O concentrado de plaquetas é obtido por meio da centrifugação do sangue total, removendo o plasma da massa eritrocitária da bolsa ou por aférese de doador único."

Correção: Embora parcialmente correta, essa alternativa não está completamente precisa, pois menciona apenas parte do processo. O plasma não é completamente removido e a massa eritrocitária não é o foco do processo de obtenção de plaquetas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Concentrado de granulócitos deve ser transfundido assim que possível após a coleta. Se inevitável, armazenar entre 20°C e 24°C, em repouso, e por, no máximo, 24 horas.

O PFC é uma porção acelular do sangue, obtido por centrifugação/aférese. Congelado até 8h após a coleta e mantido no mínimo em -18C, recomendado abaixo de -25C.

Concentrado de granulócitos concentrado deve conter no mínimo 1,0 x 1010 granulócitos em 90% das unidades avaliadas, em um volume final inferior a 500mL

O concentrado de hemáciasas é obtido por meio da centrifugação do sangue total, removendo o plasma ou por aférese de doador único.

Fonte: guia de uso de hemocomponentes do MS

SOBRE O ERRO NA LETRA C:

O concentrado de granulócitos deve conter, no mínimo, 1,0 x 1010 granulócitos. Contém outros leucócitos, plaquetas e cerca de 20mL a 50 mL de hemácias. Volume aproximado: entre 200-300ml, sempre <500ml

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo