A respeito dos tipos de técnicas de processamentos digitais ...
Antes de o fluxo radiante de um objeto da superfície terrestre ser registrado por um sistema de sensoriamento remoto, ele sofre influência da atmosfera, devido à presença de gases, vapor de água e particulados. Portanto, é necessário que as imagens recebam tratamento de correções atmosféricas, antes de serem utilizadas na classificação de uso do solo.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém encontrou o erro?
Grande parte da radiação incidente no planeta é refletida pelas próprias nuvens e gases da atmosfera (superfície rugosa) e os sensores orbitais captam justamente a radiação refletida.
As imagens de sensoriamento contêm informações da atmosfera devido aos seus componentes que interferem na propagação da radiação ocasionando espalhamento ou absorção da energia. Para Novo (2010), o maior efeito da atmosfera sobre as imagens é a redução do contraste da imagem, que dificulta a diferenciação de pequenos objetos e, também, sua identificação na imagem. A mesma autora aponta ainda que os efeitos atmosféricos podem alterar a variação de nível de cinza de um pixel, alterando o comportamento espectral do alvo.
Novo (2010) e Almeida et al. (2015) explicam que, para uma melhor classificação espectral do objeto, é necessário fazer a correção atmosférica da imagem de satélite, que consiste num método de alterar os valores de fator de reflectância aparente (com o efeito atmosférico), para valores de reflectância da superfície, de modo a alterar ou minimizar os efeitos dos gases e material particulado da atmosfera na resposta espectral do alvo.
https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/9490/1/TCC_Dafne%20da%20Silva%20Araujo.pdf
erro do QC
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo