H. Creder. Instalações elétricas. 14a ed., LTC, 2000, p. 2...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2219757 Engenharia Elétrica
Imagem associada para resolução da questão

H. Creder. Instalações elétricas. 14a ed., LTC, 2000, p. 261.

A figura acima mostra uma instalação de segurança, incluindo o esquema simplificado de funcionamento de um no-break estático. Os circuitos de segurança funcionam somente em corrente alternada. A respeito desse esquema, julgue os itens que se seguem.
I Mesmo que a fonte normal funcione normalmente, é necessário converter a tensão CC da bateria para CA, por meio do inversor, a fim de atender aos circuitos de emergência.
II O inversor no circuito é formado por uma rede resistiva com capacitores e amplificadores operacionais.
III Havendo falha da fonte normal de energia, os circuitos de segurança poderão funcionar normalmente, sendo atendidos pelas baterias, caso essas tenham carga suficiente para o suprimento.
IV O no-break é do tipo estático, porque usa componentes eletrônicos no retificador e inversor, ou seja, não usa máquinas rotativas para as transformações de tensão requeridas no circuito.
A quantidade de itens certos é igual a
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Somente o item II está errado. O que retifica o sinal elétrico são os diodos.

Instalações de segurança sem seccionamento

Neste tipo, as cargas ligadas às instalações de segurança estão permanentemente alimentadas pela fonte de segurança, tanto em serviço normal (concessionária) como em caso de falha da alimentação normal. Esse é o caso dos equipamentos conhecidos por nobreak(sem interrupção), muito usados em instalações de computadores, salas de operação de hospitais etc., ou em dispositivos de segurança (contra incêndio, roubo etc.). Existem nobreaks estáticos e nobreaks dinâmicos. Os estáticos usam componentes eletrônicos (retificadores e inversores), que transformam a corrente alternada em contínua e vice-versa, sem usar máquinas rotativas. Os dinâmicos usam máquinas rotativas para as transformações de energia. A Figura mostra o esquema de um nobreak estático, cuja carga opera somente em corrente alternada; daí termos de converter a corrente contínua das baterias e retificadores em corrente alternada. Para isso, usa-se um inversor. Normalmente, as baterias dão uma autonomia de 20 a 30 minutos à carga. Caso a interrupção do fornecimento de energia da fonte normal leve mais que esse tempo, há necessidade de se utilizar um grupo motorgerador que substitua essa fonte.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo