“O tráfico transatlântico de escravos africanos tomou no Br...
(ALENCASTRE, Luiz Felipe de. In: SCHWARCS, Lília M. e GOMES, Flávio. “Dicionário da escravidão e liberdade”. São Paulo: Cia das Letras, 2018, p. 57)
Sobre a estrutura e dinâmica do sistema escravista brasileiro, identifique o item incorreto:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O gabarito comentado da questão sobre a estrutura e dinâmica do sistema escravista brasileiro destaca a alternativa B como incorreta. Isso se deve ao fato de que o volume de informações do Trans-Atlantic Slave Trade Database, organizado por David Eltis e David Richardson, com contribuições de pesquisadores brasileiros, oferece dados que permitem estimar um número maior de africanos escravizados trazidos para o Brasil, superando os 5 milhões mencionados na alternativa.
É importante notar que as demais alternativas apresentam dados e informações que correspondem às pesquisas históricas sobre o tráfico de escravos para o Brasil, com exceção da alternativa B, que subestima o impacto e a quantidade de africanos forçados à escravidão no país. Por exemplo, o cálculo de Alencastre mencionado na alternativa C destaca a predominância dos africanos em relação aos colonos e imigrantes portugueses na composição demográfica desse período histórico.
De forma similar, o entendimento de Alencastre sobre as principais áreas de origem dos escravos africanos, descrito na alternativa D, reflete as rotas mais significativas do tráfico transatlântico de escravos, com números específicos de indivíduos desembarcados no Brasil oriundos de diferentes regiões do continente africano.
Por fim, a alternativa E destaca a influência econômica e política do Rio de Janeiro no contexto do tráfico negreiro atlântico e na formação do Estado Nacional, após a abolição do tráfico em outras nações e o consequente direcionamento do excedente de escravos para o mercado brasileiro.
Portanto, a alternativa incorreta, marcada pela cor laranja, é a letra B, e as demais informações são corroboradas por estudos históricos e estatísticas do período do tráfico transatlântico de escravos para o Brasil.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa "A" esta completamente certe de acordo com o texto de Luiz Felipe de Alencastro, "África, Números do Trafico Atlântico". O Texto diz:
"Tomando em conta essas considerações, calculo que o total de africanos desembarcados no Brasil, em cerca de 14910 viagens, transcorridas nos três séculos, atinja 4,8 milhões, pouco menos do que os 4,86 constantes no database."
Alguém de diz onde a afirmação acima contradiz a alternativa A?
Essa questão foi ridícula, pautada especificamente em números, seguindo a risca um texto de um livro, feita no ctrl C e Ctrl V, coisa de preguiçoso. Ninguém decora esses números para prova não.
Questão ridícula, quem sabe esses números?
O número de africanos que desembarcou em cada área pode ser calculado levando-se em consideração que o total de escravos foi próximo de 10 milhões.
As bancas, quando disponibilizam uma bibliografia, costumam elaborar questões desse tipo. E ainda existem bancas que indica mais de 30 livros.
Escravos africanos DE 1500 A 1850???????????????? TNC
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo