Em relação aos poderes administrativos, julgue os itens subs...
A autoexecutoriedade é atributo do poder de polícia e consiste em dizer que a administração pública pode promover a sua execução por si mesma, sem necessidade de remetê-la previamente ao Poder Judiciário.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Correto. Vou partir da doutrina do professor Alexandre Mazza (Pág. 194) . Vamos lá!
Denominada em alguns concursos equivocamente de executoriedade, a autoexecutoriedade permite que a Administração Pública realize a execução material dos atos administrativos ou de dispositivos legais, usando a força física se preciso for para desconstituir situação violadora da ordem jurídica. No Direito Administrativo francês, é denominada privilége d’action d’office.
Trata -se de uma verdadeira “autoexecutoriedade” porque é realizada dispensando autorização judicial.
A autoexecutoriedade difere da exigibilidade à medida que esta aplica uma punição ao particular (exemplo: multa de trânsito), mas não desconstitui materialmente a irregularidade (o carro continua parado no local proibido), representando uma coerção indireta. Enquanto a autoexecutoriedade, além de punir, desfaz concretamente a situação ilegal, constituindo mecanismo de coerção direta.
Pega de prova
A autoexecutoriedade é atributo de somente alguns tipos de atos administrativos. Na verdade, apenas duas categorias de atos administrativos são autoexecutáveis:
a) aqueles com tal atributo conferido por lei. É caso do fechamento de restaurante pela vigilância sanitária;
b) os atos praticados em situações emergenciais cuja execução imediata é indispensável para a preservação do interesse público. Exemplo: dispersão pela polícia de manifestação que se converte em onda de vandalismo.
Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental - Conhecimentos Básicos - Todos os Temas
Um dos atributos do ato administrativo executado pelo IBAMA na situação em questão é o da autoexecutoriedade, que possibilita ao poder público obrigar, direta e materialmente, terceiro a cumprir obrigação imposta por ato administrativo, sem a necessidade de prévia intervenção judicial.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judiciário - Área Judiciária
QUESTÃO CORRETA.
Mnemônico para os atributos do Poder de Polícia (CAD):
Coercibilidade;
Autoexecutoriedade;
Discricionariedade.
Atributos do ATO ADMINISTRATIVO (PATIE):
- Presunção de legitimidade;
- Autoexecutoriedade;
- Tipicidade;
- Imperatividade;
- Exigibilidade.
Na definição de Hely "a autoexecutoriedade consiste na possibilidade que certos atos administrativos ensejam de imediata e direta execução pela própria Administração, independentemente de ordem judicial".
Para Di Pietro a exibilidade está presente em todas as medidas de polícia, mas não a executoriedade.
CERTO
Vai entender a banca...
• Q281052 Prova: CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo - Classe A Padrão I
gabarito: ERRADOClique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo