Associado à diversão tropicalista ou pós-tropicalista, no e...
Outra redação para a frase acima, em que se preservam a clareza e a correção, é:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Opção CORRETA, letra "E".
Vejamos como e por quê, em minha concepção, poderia ser reescrito o trecho mantendo a clareza e correção gramatical. (grifo meu)
Associado à diversão tropicalista ou pós-tropicalista, no entanto, seu tom de melancolia era patente tanto nos poemas quanto nos textos em prosa.
a) Associado à diversão tropicalista ou pós-tropicalista, ainda que seu tom de melancolia fosse patente não menos nos poemas que nos textos em prosa. INCORRETO, visto que "ainda que" apresenta sentido de concessão, ao passo que a conjunção "no entanto" tem sentido designativo de oposição, restrição, possuindo mesma aplicação de "mas", "porém", "contudo", "entretanto", "todavia".
b) Todavia, associado à diversão tropicalista ou pós-tropicalista, seu tom de melancolia era patente, sejam nos poemas, sejam nos textos em prosa. INCORRETO, em minha concepção, mantém o mesmo sentido da oração apresentada na assertiva, principalmente pelo valor equivalente entre "no entanto" e "todavia". Ocorre que existe falha de concordância nos dois "sejam", que deveriam concordar com "tom de melancolia", portanto deveriam estar no singular (seja nos poemas, seja nos textos)
c) Seu tom de melancolia era do mesmo modo patente nos poemas como nos textos em prosa, embora ser associado à diversão tropicalista ou pós-tropicalista. INCORRETO, pois pode ser identificado valor semântico diferente entre "embora" e "no entanto". A conjunção "embora" traz valor de conformidade e concessão sendo similar a "enquanto", "mesmo que", "apesar de que", "ainda que". Além disso, entendo que, independentemente de qualquer dos dois termos, seria correta a concordância "seja associado" e não "ser associado", como esta apresentado.
d) Era associado à diversão tropicalista ou pós-tropicalista, contudo fosse patente seu tom de melancolia, hora nos poemas, hora nos textos em prosa. INCORRETO, de pronto temos a conjunção "contudo" que nos serve bem na manutenção do sentido da oração. Ocorre que os termos repetidos "hora...hora" trazem sentido de alternância. Além disso, estão errados na grafia, pois "hora" com "h" é sempre relativo a tempo. O correto para designar alternância é o "ora... ora" repetido no início de duas frases sequentes, com valor alternativo equivalente a "quer...quer", "já...já".
e) Conquanto associado à diversão tropicalista ou pós- tropicalista, seu tom de melancolia era patente não apenas nos poemas como nos textos em prosa. CORRETO, visto que "conquanto" introduz uma oração subordinada que contém a afirmação de um fato contrário ao da afirmação contida na oração principal, mas que não é suficiente para anular este último. Mesmo sentido de "embora", "se bem que", "não obstante". Além disso, a expressão "não apenas... como" traz mesmo sentido de "tanto... quanto", indicando que ambos os termos que os sucedem atendem á condição que o antecede.
A alternativa (E) esta incorreta pois "Conquanto" é uma Conjunção Subordinativa Concessiva. E no enunciado a conjunção "no entanto" é uma Conjunção Coordenativa Adversativa. Ou seja, a troca de uma pela outra não é coerente.
Conjunções Coordenativas Adversativas:
mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc. Antes dos nexos adversativos a vírgula é obrigatória.
Conjunções Subordinativas Concessivas: embora, muito embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que, em que, que, e, a despeito de, não obstante etc.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjun%C3%A7%C3%A3oEx : Marcos comprou leite, mas esqueceu se do pão ADVERSATIVA
Embora Marcos tenha comprado leite, ele esqueceu se do pão CONCESSIVA
Fiquei só com uma dúvida quanto a alternativa C, quando vc. sugere que ao invés de "ser associado", deveria constar na alternativa "seja associado". Como o verbo está no passado (era), não deveria ser : " embora fosse associado"?
Se alguém se habilitar a me esclarecer, desde já agradeço.
Bons estudos a todos...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo