Acerca de aspectos diversos relacionados a materiais de cons...
A abrasão de materiais geossintéticos em obras ferroviárias acarreta, entre outras consequências, a redução de espessura, que pode, por sua vez, causar diminuição local da resistência e alteração das propriedades hidráulicas do material. Em razão desses problemas, a aplicação de geossintéticos em obras ferroviárias é evitada atualmente.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão errada.
Os geossintéticos podem desempenhar as seguintes funções em novas ferrovias ou na reabilitação de ferrovias existentes: separação de materiais com diferentes granulometrias, filtração, drenagem e reforço do solo. Em obras ferroviárias, os geossintéticos podem ser aplicados dentro ou abaixo da camada de lastro e/ou sublastro.Os geossintéticos mais utilizados para essa aplicação são os geotêxteis, as geogrelhas, os geocompostos e as geocélulas em funções como separação, reforço, filtração e drenagem.
Separação: Os geossintéticos podem ser utilizados para separar camadas da estrada de ferro que tenham diferentes granulometrias e propriedades. A passagem do trem sobre os trilhos provoca a movimentação dos dormentes. Como resultado desse movimento, os finos do solo de subleito podem ser bombeados para dentro da camada granular, reduzindo a resistência e a capacidade drenante dessa camada. Além disso, os geossintéticos podem atuar evitando que o material granular penetre no subleito constituído por solo mole, mantendo a espessura e a integridade da camada granular e aumentando a sua vida útil. Para atuar convenientemente nesta função, os geossintéticos devem apresentar resistência à concentração de tensões (rasgo, punção e estouro), assim como, tamanho das aberturas compatível com a granulometria dos materiais que se deseja separar.
Fonte: http://www.geosyntheticssociety.org/wp-content/plugins/resources/documents/Railroads/Espanol.pdf
Bons estudos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo