As complicações pulmonares pós-operatórias após cirurgias ca...
As complicações pulmonares pós-operatórias após cirurgias cardiovasculares são comuns e contribuem para o aumento dos índices de morbidade e mortalidade, do tempo de permanência na unidade de terapia intensiva e dos custos de internação. Sabendo das principais complicações pulmonares decorrentes de cirurgias cardíacas, a atuação do fisioterapeuta no pós-operatório e as técnicas e recursos comumente empregados são de extrema importância. No que tange à abordagem profissional no paciente com esse acometimento, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
Vamos abordar o tema com mais detalhes e compreender por que a alternativa B está correta e as demais estão incorretas.
Alternativa B: O derrame pleural representa uma coleção de líquido patológica dentro da cavidade pleural, levando à compressão do pulmão subjacente, ao deslocamento contralateral do mediastino e à depressão do diafragma.
Essa é a alternativa correta porque descreve com precisão as características e os efeitos do derrame pleural, que é uma complicação comum no pós-operatório de cirurgias cardiovasculares. O acúmulo de líquido na cavidade pleural pode de fato causar compressão do pulmão e deslocar estruturas mediastinais, além de depressão do diafragma, dificultando a respiração.
Alternativa A: A atelectasia pode ser definida como o colapso alveolar no parênquima pulmonar. É incomum após cirurgia cardíaca com o uso de circulação extracorpórea (CEC) por causa da falta de insuflação durante o procedimento.
Essa alternativa está incorreta porque, na verdade, a atelectasia é uma complicação comum após cirurgias cardíacas, especialmente aquelas que utilizam circulação extracorpórea (CEC). A falta de insuflação contínua durante o procedimento pode levar ao colapso dos alvéolos.
Alternativa C: A reexpansão pulmonar é importante na presença de restrições da mobilidade torácica e nas alterações na relação ventilação/perfusão, propiciando trocas gasosas adequadas e fluidas.
Embora a reexpansão pulmonar seja realmente importante, a alternativa não descreve uma complicação específica, mas sim um objetivo da fisioterapia no pós-operatório. Assim, não aborda diretamente a questão das complicações pulmonares.
Alternativa D: A higiene brônquica consiste em realizar manobras que mobilizam e removem secreção brônquica. Geralmente, pacientes no pós-operatório são submetidos a essas manobras, pois a anestesia utilizada na cirurgia aumenta a função ciliar e o reflexo de tosse.
Essa alternativa está incorreta porque a anestesia geralmente diminui a função ciliar e o reflexo de tosse, aumentando a necessidade de manobras de higiene brônquica para evitar o acúmulo de secreções.
Alternativa E: O BIPAP possui uma eficácia inferior que o CPAP e o ventilador mecânico.
Esta afirmação está incorreta. O BIPAP (Bilevel Positive Airway Pressure) e o CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) têm eficácias diferentes dependendo da situação clínica do paciente, e não se pode generalizar que um é inferior ao outro. Ambos têm indicações específicas e são eficazes em contextos diferentes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O enunciado diz "no que tange a abordagem profissional ao paciente". Dessa forma, não pergunta sobre as complicações do quadro, logo, não entendi o comentário quanto ao gabartito da questão.
O enunciado diz "no que tange a abordagem profissional ao paciente". Dessa forma, não pergunta sobre as complicações do quadro, logo, não entendi o comentário quanto ao gabarito da questão. TBM CONCORDO ESSA BANCA TEM EXTREMA DIFUCULDADES DE ELUCIDAR UMA BOA COMPREENÇÃO NOS SEUS TEXTOS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo