A literatura oferece duas formas de fazer avaliação de docu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1984670 Arquivologia
A literatura oferece duas formas de fazer avaliação de documentos: a teoria dos valores, de Schellenberg, e a macroavaliação, de Cook. Nesse sentido, é correto afirmar que o que caracteriza o método da macroavaliação é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A avaliação é o ato de analisar o documento e tomar decisões quanto ao tempo que cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental, se devem passar por todas as fases, quando e se serão eliminados, além de definir se possuem ou não valor secundário. Essa avaliação pode ser feita de forma macro ou micro.

A microavaliação vai levar em consideração as informações mais cruas dos documentos para tomar essas decisões elencadas acima. Ex: definição dos valores primários e secundários.

A macroavaliação vai além e leva em consideração a organicidade do documento como um todo, a estrutura da instituição e qualquer informação que acrescente ao processo decisório.

a) Errada. A definição da destinação final do documento é a avaliação que produz. O significado do contexto de criação do documento é trabalhado pela macroavaliação.
b) Errada.A identificação do tipo documental é uma informação crua da estrutura do documento, trabalhada na microavaliação.
c) Certa.Os registros das funções que geram os documentos são objetos da macroavaliação, pois essas informações são a base para a construção do contexto de criação do documento, objeto da macroavaliação. 
d) Errada. Emulação é uma técnica de reprodução de ambiente não relacionada com a macroavaliação.
e) Errada. Reformatação é uma técnica que muda a forma de apresentação do documento, não relacionada com a macroavaliação.

Gabarito do Professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: C-a seleção dos registros das funções geradoras de documentos que devem ser preservados.

[...] a macroavaliação avalia o valor social do contexto funcional-estrutural e da cultura do local de trabalho no qual os documentos são criados e utilizados por seus criadores, e a inter-relação dos cidadãos, grupos, organizações – “o público” – com aquele contexto funcional-estrutural. Se a avaliação designa o valor a longo prazo do conteúdo dos documentos, ou séries documentais, para seus potenciais valores de pesquisa, a macroavaliação avalia o significado do seu contexto de criação e uso contemporâneo. A avaliação é sobre documentos; a macroavaliação é sobre seu contexto mais amplo (ou “macro”). (COOK, 2005, p. 101-102, tradução nossa).

Assim, segundo Cook, a macroavaliação é a avaliação das funções e atividades dos criadores dos documentos, não mais baseada no valor potencial de pesquisa, considerando o contexto mais importante do que o conteúdo do documento e refletindo como os cidadãos interagem com esse contexto.

Fonte: https://www.redalyc.org/journal/4656/465662940016/html/

Gabarito''C''.

Caracteriza o método da macroavaliação é a seleção dos registros das funções geradoras de documentos que devem ser preservados.

O sucesso que te espera no final é maior do que qualquer dificuldade que você passa hoje, não desista!

MACROAVALIAÇÃO: Esta estratégia, chamada macro-avaliação, far-se-á essencialmente a partir da análise de estruturas, funções, atividades, missões e produção documental da estrutura produtora dos documentos, por meio de uma visão atenta das relações entre esses diferentes componentes.

MICROAVALIAÇÃO: Esta consiste em avaliar os documentos, com respaldo da análise exaustiva do corpus documental, sua estrutura geral, seus componentes, a relação orgânica entre as diversas secções etc.

A Microavaliação analisa diretamente o documento, enquanto a Macroavaliação analisa a estrutura e as funções da produção documental.

FONTE: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/42852

A opção correta é

C) "a seleção dos registros das funções geradoras de documentos que devem ser preservados".

A macroavaliação, conforme proposta por Terry Cook, representa uma mudança significativa na maneira de se abordar a avaliação de documentos. Em vez de se concentrar na avaliação do valor individual de cada documento, essa abordagem enfoca a avaliação das funções e atividades que geram os documentos. Desta forma, a macroavaliação busca preservar uma representação das atividades e funções da organização ao invés de apenas se concentrar nos documentos isolados.

Essa abordagem se baseia no pressuposto de que é mais relevante preservar a evidência das funções e atividades institucionais do que tentar preservar todos os documentos individualmente. Isso também é mais viável, dado o volume crescente de documentos produzidos.

As outras opções não descrevem corretamente a macroavaliação.

A opção A) se refere mais à abordagem tradicional de avaliação, onde cada documento é analisado individualmente,

a opção B) se refere à identificação do tipo de documento, o que não é um foco específico da macroavaliação,

a opção D) está relacionada ao uso de tabelas de temporalidade, que não é um elemento definidor da macroavaliação

e a opção E) refere-se a uma técnica de preservação digital, que não está diretamente relacionada à macroavaliação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo