“Não está claro que as ações da experiência estão em baixa, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2799299 História

“Não está claro que as ações da experiência estão em baixa, e isso numa geração que... viveu uma das mais terríveis experiências da história. Talvez isso não seja tão estranho como parece. Na época, já se podia notar que os combatentes tinham voltado silenciosos do campo de batalha. Mais pobres em experiências comunicáveis, e não mais ricos. Os livros de guerra que inundaram o mercado literário nos dez anos seguintes não continham experiências transmissíveis de boca em boca. Não, o fenômeno não é estranho. Porque nunca houve experiências mais radicalmente desmoralizadas que a experiência estratégica pela guerra de trincheiras, a experiência econômica da inflação, a experiência do corpo pela fome, a experiência moral pelos governantes. Uma geração que ainda fora à escola num bonde puxado por cavalos viu-se abandonada, sem teto, numa paisagem diferente em tudo, exceto nas nuvens, e em cujo centro, num campo de forças de correntes e explosões destruidoras, estava frágil e minúsculo corpo humano”. (BENJAMIM, Water. Obras Escolhidas: magia e técnica; arte e politica. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 114-115)

O texto acima se refere ao retorno de soldados envolvidos em um dos maiores conflitos que a Europa se envolveu. Podemos afirmar corretamente que este conflito foi:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é D - A Primeira Guerra Mundial.

Vamos entender por que esta é a alternativa correta e analisar as outras opções:

O texto de Walter Benjamin aborda o impacto psicológico e social profundo que os soldados enfrentaram ao retornar de um conflito devastador. No trecho, ele menciona que os combatentes voltaram "mais pobres em experiências comunicáveis" e descreve as duras realidades enfrentadas, como a guerra de trincheiras, inflação, fome e crise moral. Essas características são marcantes da Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918.

A Primeira Guerra Mundial foi um dos maiores e mais devastadores conflitos que a Europa já enfrentou. A guerra de trincheiras e a destruição em massa deixaram traumas profundos nos soldados e na população, influenciando de maneira significativa a literatura, a arte e a política da época. Esse contexto descrito por Benjamin se encaixa perfeitamente com os eventos desta guerra.

Agora, analisemos as alternativas incorretas:

A - A Guerra dos Cem Anos: A Guerra dos Cem Anos foi um conflito entre a Inglaterra e a França, que durou de 1337 a 1453. Embora tenha sido um período longo e conturbado, as características de destruição em massa e a guerra de trincheiras não estão associadas a esse conflito. Além disso, o contexto temporal é muito anterior ao descrito no texto.

B - As Cruzadas: As Cruzadas foram uma série de expedições militares de caráter religioso que ocorreram entre os séculos XI e XIII. Novamente, o período é muito anterior e o tipo de combate e as consequências sociais e econômicas descritas no texto de Benjamin não se aplicam a essas expedições.

C - A Comuna de Paris: A Comuna de Paris foi uma insurreição ocorrida em 1871, em Paris. Embora tenha sido um evento significativo na história da França, a escala de destruição e os efeitos descritos por Benjamin não são comparáveis aos da Primeira Guerra Mundial.

E - A Segunda Guerra Mundial: Embora também tenha sido um conflito devastador, a Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945, enquanto o texto de Benjamin faz referência a uma geração que "ainda fora à escola num bonde puxado por cavalos". Esse detalhe temporal sugere um contexto anterior à Segunda Guerra Mundial, alinhando-se melhor à Primeira Guerra Mundial.

Espero que essa explicação tenha esclarecido o raciocínio por trás da alternativa correta e das incorretas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo