O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Capítulo IV, trata...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3105182 Legislação de Trânsito
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Capítulo IV, trata sobre os Pedestres e os Condutores de Veículos Não Motorizados. Considerando os termos do CTB, qual das alternativas a seguir está INCORRETA
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especificamente sobre os pedestres e condutores de veículos não motorizados. O enunciado pede para identificar a alternativa INCORRETA.

**Alternativa D - Análise**

A alternativa D afirma que os pedestres têm total prioridade sobre os veículos ao atravessarem faixas delimitadas, inclusive em locais com sinalização semafórica, independentemente da sinalização. No entanto, isso está incorreto. De acordo com o CTB, os pedestres têm prioridade nas faixas, mas não em detrimento da sinalização semafórica. Se o semáforo estiver aberto para veículos, o pedestre deve aguardar sua vez para atravessar. Isso garante a segurança de todos os envolvidos. Portanto, a alternativa D é a incorreta, pois desconsidera a importância da sinalização de trânsito.

**Alternativas Corretas - Justificativas**

Alternativa A: Esta alternativa está correta. O CTB assegura que os pedestres tenham o direito de usar passeios e acostamentos, desde que a autoridade competente permita o uso de parte da calçada para outros fins sem prejudicar o fluxo de pedestres.

Alternativa B: Também está correta. O CTB permite que, na ausência de passeios, os pedestres circulem pelos bordos da pista, em fila única, desde que não comprometa a segurança e não seja em locais proibidos.

Alternativa C: A alternativa C está correta ao afirmar que, onde houver obstrução da calçada, a entidade responsável deve garantir a sinalização adequada para a segurança dos pedestres.

Alternativa E: Esta alternativa está correta. O CTB considera o ciclista desmontado, que empurra a bicicleta, como um pedestre, com os mesmos direitos e deveres.

**Estratégia para Interpretação**

Ao resolver questões de legislação de trânsito, é importante prestar atenção ao que é pedido - nesse caso, a incorreção na aplicação da lei. Fique atento a palavras como "sempre", "nunca" e "independentemente", que podem indicar generalizações incorretas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com o CTB, os pedestres têm prioridade nas faixas, mas não em detrimento da sinalização semafórica. Se o semáforo estiver aberto para veículos, o pedestre deve aguardar sua vez para atravessar. Isso garante a segurança de todos os envolvidos. Portanto, a alternativa D é a incorreta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo