Qual é o nome da doença do arroz que apresenta os sintomas d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2218343 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Qual é o nome da doença do arroz que apresenta os sintomas descritos a seguir?
Sintomas: pode ocorrer em todas as partes aéreas da planta, desde os estádios iniciais de desenvolvimento até a fase final de produção de grãos. Nas folhas, os sintomas típicos iniciam-se por pequenos pontos de coloração castanha, que evoluem para manchas elípticas, com extremidades agudas. Manchas que crescem no sentido das nervuras, apresentando uma região central cinza e bordas marrom-avermelhadas, às vezes circundadas por um halo amarelo. No centro da mancha, tem-se tecido necrosado.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Brusone é a principal doença do arroz, cujos danos podem comprometer até 100% da produtividade de grãos. O agente causal é denominado de Pyricularia oryzae Cav. e pode infectar várias gramíneas, tais como: arroz vermelho, arroz preto, trigo, aveia, azevém, cevada, centeio, capim-arroz (Echinochloa spp.), grama-boiadeira (Leersixa heandra) e Brachiaria mutica. A enfermidade se desenvolve rapidamente quando há condições adequadas, como períodos longos de orvalho, nublados e associados a chuvas leves, as quais mantêm a umidade sobre as folhas. O cultivo de cultivares suscetíveis torna ainda mais favorável a epidemia com a aplicação de maiores doses de nitrogênio, associada à época de semeadura tardia, à ocorrência de plantas daninhas e aos danos elevados da bicheira-da-raiz (Oryzophagus oryzae), principalmente nas cultivares de ciclo curto.

O sintoma mais típico ocorre nas folhas (Figura 1). As lesões possuem um formato alongado, com bordos irregulares, de coloração marrom, centro grisáceo, onde aparecem as frutificações do fungo (esporos). Nos colmos (Figura 2), as lesões são localizadas na região dos nós, com coloração semelhante à observada nas folhas. A infecção no primeiro nó, abaixo da panícula, é conhecida pelo nome de brusone de pescoço ou da panícula (Figura 3).

A inundação contínua no período entre 20 dias após a emergência e 15 dias após a floração pode minimizar a maioria dos casos de brusone na região subtropical. Nos casos restantes, as medidas recomendadas abaixo contribuirão para maior resistência das cultivares e eficácia dos fungicidas:

  • Dimensionamento adequado das fontes de água, canais de irrigação e realização da irrigação no momento necessário.
  • Destruição dos restos de cultura.
  • Uso de sementes de boa qualidade fitossanitária.
  • Semeaduras na época recomendada.
  • Uso de cultivares resistentes ou tolerantes.
  • Troca de cultivares suscetíveis a cada 3-4 anos.
  • Adubação equilibrada, sem provocar crescimento vegetativo muito vigoroso das plantas.
  • Controle de plantas daninhas.
  • Uso de fungicidas relacionados na Tabela 1.

https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/arroz/producao/sistema-de-cultivo/arroz-irrigado-na-regiao-subtropical/manejo-de-pragas/manejo-de-doencas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo