A relação entre índios e brancos, na América portugu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q464513 História e Geografia de Estados e Municípios
A relação entre índios e brancos, na América portuguesa, envolveu complexos processos que oscilavam entre violência e cooperação, de acordo com o local, a tribo, o tipo de contato e assim por diante. Em relação à Goiana, o contato dos portugueses deu-se, principalmente, com a tribo
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CAETÉS,QUE FORAM OS QUE MAIS SE REVOTLARAM CONTRA O DOMINIO EUROPEU

Quando os primeiros europeus chegaram ao território brasileiro, no início do século XVI, vários grupos indígenas ocupavam a região Nordeste. No litoral, predominavam as tribos do tronco linguístico tupi, como os Tupinambás,Tabajaras e os Caetés, os mais temíveis. No interior, habitavam grupos dos troncos linguísticos , genericamente denominados Tapuias.

Como em outras regiões brasileiras, a ocupação do território em Pernambuco começou pelo litoral, nas terras apropriadas para a agroindústria do açúcar, onde os indígenas eram utilizados pelos portugueses como mão-de-obra escrava nos engenhos e nas lavouras, especialmente por parte daqueles que não dispunham de capital suficiente para comprar escravos africanos.

Após um período de paz aparente, os índios reagiram a esse regime de trabalho através de hostilidades, assaltos e devastações de engenhos e propriedades, realizados principalmente pelos Caetés, que ocupavam a costa de Pernambuco.

O ocupação portuguesa deu inicio na costa do litoral pernambucano. E nessa região,  litorania  habitavam os índios da grupo tupiguarani. Que entre eles estavam os caetés.

VALE LEMBRAR QUE, OS ÍNDIOS CAETÉS FORAM EXTINTOS PELO MOTIVO DA MORTE DO BISPO SARDINHA, QUE FOI DEVORADO VIVO PELOS CAETÉS.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo