Um dos conceitos fundamentais na filosofia de Jean-Paul Sa...
( ) De acordo com Sartre, ser existencialmente livre significa a possibilidade de ser capaz de fazer ou ser qualquer coisa (levando em conta os limites de uma situação dada contingencial ou historicamente determinada) interpretando o mundo subjetivamente, independentemente de nosso treinamento ou educação.
( ) De acordo com Sartre, a escolha de acreditar que não somos livres e que somos determinados por forças sobre as quais não temos controle é, em si, uma escolha livre.
( ) Ao dizer que estamos “condenados a ser livres”, Sartre indica como o existencialismo trata os seres humanos como determinados por forças externas.
( ) Segundo Sartre, a “má-fé” é autocontraditória porque envolve a livre-escolha de um indivíduo em acreditar que não é livre.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - V - V - F - V
Vamos explorar o conceito de liberdade na filosofia de Jean-Paul Sartre, que é um ponto central em sua obra existencialista. Para entender a resposta correta, precisamos considerar como Sartre discute a ideia de liberdade e as suas implicações.
Primeira afirmativa: Segundo Sartre, a liberdade envolve a capacidade de fazer ou ser qualquer coisa, considerando os limites de uma situação dada, mas sempre com uma interpretação subjetiva do mundo. Para Sartre, os indivíduos são livres para pensar e interpretar a realidade de acordo com suas próprias percepções, mesmo com as limitações impostas por sua situação concreta. Portanto, essa afirmativa é verdadeira.
Segunda afirmativa: A ideia de que escolher acreditar na ausência de liberdade é, paradoxalmente, uma escolha livre, está alinhada ao conceito de Sartre de que a liberdade é inevitável, até mesmo quando se nega essa mesma liberdade. Isso ilustra bem a noção de que estamos sempre fazendo escolhas, mesmo quando escolhemos não escolher. Assim, essa afirmativa também é verdadeira.
Terceira afirmativa: A expressão "condenados a ser livres" de Sartre enfatiza que os seres humanos não são determinados por forças externas, mas sim têm a responsabilidade constante por suas escolhas. Portanto, a afirmação de que isso indica uma determinação por forças externas está em contradição com as ideias de Sartre, tornando-a falsa.
Quarta afirmativa: O conceito de "má-fé" em Sartre refere-se ao autoengano, quando alguém nega sua própria liberdade e responsabilidade, acreditando falsamente que suas ações são determinadas. Isso é autocontraditório porque, ao fazer essa escolha, a pessoa está exercendo sua liberdade. Assim, esta afirmativa é verdadeira.
Entender Sartre requer uma apreciação de como sua filosofia vê a liberdade como uma condição inevitável e fundamental da existência humana, onde cada escolha é um reflexo dessa liberdade inescapável.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo