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Q2202670 Filosofia
A teoria do conhecimento de Kant teve como um dos seus principais objetivos justificar a possibilidade de conhecimento científico no século XVIII. De acordo com Kant, assinale a alternativa que apresenta qual conhecimento estaria fora dos limites do “conhecimento possível”.
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A alternativa B está correta. Kant afirma que o conhecimento das "coisas em si" está além dos limites do conhecimento humano possível.

Kant, em sua crítica, estabelece uma distinção clara entre os fenômenos, que são as coisas como as percebemos, e as noumena, ou "coisas em si", que são as coisas como realmente são fora da percepção humana. Segundo ele, nosso conhecimento é limitado aos fenômenos, pois é moldado pelas estruturas da mente humana, como tempo e espaço, e pelas categorias do entendimento.

Agora, vamos analisar as alternativas:

A - Conhecimentos a priori: Em Kant, os conhecimentos a priori são fundamentais para a compreensão do mundo, pois são independentes da experiência e servem de base para os juízos universais e necessários. Portanto, eles estão dentro do domínio do conhecimento possível.

C - A natureza da causa e efeito: Este é um exemplo clássico de juízo sintético a priori em Kant, que explica como podemos ter conhecimento necessário e universal sobre o mundo antes da experiência. É, portanto, um conhecimento possível.

D - Juízos sintéticos: Esses juízos ampliam nosso conhecimento e podem ser a posteriori (baseados na experiência) ou a priori (independentes da experiência). Eles são parte do conhecimento possível, especialmente os sintéticos a priori.

E - Juízos sintéticos a priori: Este conceito é central na filosofia de Kant e é essencial para o conhecimento científico, pois permite juízos que são universais e necessários, como os princípios matemáticos e as leis da natureza, estando, portanto, dentro dos limites do conhecimento humano.

Em resumo, a resposta correta é a alternativa B porque Kant considera as "coisas em si" inacessíveis ao conhecimento humano. Toda a sua teoria do conhecimento se concentra em como percebemos e conhecemos o mundo dos fenômenos, não os noumena.

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