John Locke (1632-1704), foi um dos fundadores do chamado “...

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Q2202676 Filosofia

John Locke (1632-1704), foi um dos fundadores do chamado “empirismo britânico”, importante linha filosófica dos séculos XVII e XVIII. Ficou famoso por defender a tese de que todas as nossas ideias vêm da experiência e por enfatizar a necessidade de evidências empíricas para a formulação das leis científicas. Ele desenvolveu uma epistemologia empirista e reflexões sobre a compreensão humana, criando teses que influenciaram os empiristas posteriores, como David Hume. Considerando-se a relação entre a Filosofia de Locke e o Empirismo Britânico dos séculos XVII e XVIII, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) De acordo com Locke, as qualidades primárias dos corpos não são, de forma alguma, semelhantes a esses corpos.

( ) A evidência empírica pode mostrar que o princípio da indução é verdadeiro.

( ) Locke aceita a visão de que temos ideias inatas sobre verdades metafísicas.

( ) Locke argumenta que mesmo que existissem verdades particulares com as quais todos os homens concordassem, esse fato não provaria a existência de ideias inatas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

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A alternativa correta é a: E - F - F - F - V

A questão aborda conceitos fundamentais da filosofia de John Locke, um dos principais representantes do empirismo britânico. Para compreender e responder adequadamente a questão, é necessário conhecer as ideias de Locke sobre a origem do conhecimento humano e sua crítica às ideias inatas.

Vamos analisar cada afirmativa:

( ) De acordo com Locke, as qualidades primárias dos corpos não são, de forma alguma, semelhantes a esses corpos.

Esta afirmativa é Falsa. Na verdade, Locke distingue entre qualidades primárias e secundárias. As qualidades primárias, como forma, extensão e movimento, são de fato semelhantes aos corpos, pois são intrínsecas a eles. Já as qualidades secundárias, como cor e sabor, não têm semelhança direta com os corpos, pois dependem da percepção do observador.

( ) A evidência empírica pode mostrar que o princípio da indução é verdadeiro.

Esta afirmativa é Falsa. O princípio da indução, que é a base da generalização científica, não pode ser demonstrado como verdadeiro apenas por meio de evidências empíricas, porque estas sempre se baseiam em casos particulares e o princípio em si é uma generalização. Locke reconhece a importância da experiência, mas a certeza absoluta do princípio da indução vai além do que a experiência pode provar.

( ) Locke aceita a visão de que temos ideias inatas sobre verdades metafísicas.

Esta afirmativa é Falsa. Locke é conhecido por sua rejeição às ideias inatas. Ele argumenta que todo conhecimento é derivado da experiência, seja ela sensorial ou reflexiva. Para Locke, não existem verdades metafísicas ou morais que nascemos conhecendo.

( ) Locke argumenta que mesmo que existissem verdades particulares com as quais todos os homens concordassem, esse fato não provaria a existência de ideias inatas.

Esta afirmativa é Verdadeira. Locke acredita que qualquer concordância universal não é suficiente para provar a existência de ideias inatas. Para ele, o consenso pode ser resultado de experiências comuns ou de um ensino comum, e não de ideias inatas.

Locke é uma figura central no movimento empirista, focando na ideia de que o conhecimento humano é construído a partir da experiência sensorial. Suas críticas às ideias inatas foram fundamentais para o desenvolvimento posterior da filosofia empirista, influenciando pensadores como David Hume.

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