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Q2202680 Filosofia
"Na situação contemporânea, talvez seja mais adequado se falar em ‘filosofias’, pois, face à sua dispersão, a Filosofia não mais se apresenta como um corpo de saber e, assim, não se propaga da mesma forma como um saber se transmite; isto é, apenas por aquisição. A atual disseminação da Filosofia - a mobilidade que muda de lugar o seu ‘assunto’ - ao mesmo tempo que indicia uma certa perda de vigor no ensino escolar garante a sua vigência como requisito indispensável para a articulação de teorias e estratégias culturais, políticas, científicas, pedagógicas e artística”.
(FAVARETO, Celso F. "Notas sobre ensino de Filosofia". In: ARANTES, Paulo Eduardo, et alii. A filosofia e seu ensino. São Paulo: EDUC, 1993, p. 77).
Com base na reflexão acima e suas possíveis consequências, analise as afirmativas abaixo.
I. O texto apresenta uma crise da Filosofia, porém, independente da perda de seu assunto instituído, provoca a sua valorização e o desenvolvimento de novos estilos de Filosofar. II. A escolha do programa, por ser este necessariamente aberto, pode ser desenvolvido por qualquer professor, desde que tenha um conhecimento panorâmico das “Histórias das Ideias” e das “Ciências Humanas”. III. O importante não é a discussão sobre opções de conteúdo: informações, rede conceitual, problemas, mas sim, o que possa garantir a entrada nos procedimentos filosóficos; isto é, à produção da familiaridade com um modo de linguagem que articula fabricação de conceitos, argumentação, sistematicidade e significação. IV. O importante para um programa de Filosofia é estabelecer recortes efetuados na tradição conhecida como História da Filosofia, no elenco das áreas filosóficas tradicionais e atuais.
Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas

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A alternativa correta é a D - I, III e IV apenas.

Vamos agora explorar cada uma das afirmativas para entender por que a alternativa D é a correta.

I. O texto apresenta uma crise da Filosofia, porém, independente da perda de seu assunto instituído, provoca a sua valorização e o desenvolvimento de novos estilos de filosofar.

O enunciado sugere que, embora a Filosofia possa enfrentar uma crise de identidade ou unidade, isso não significa que ela perde seu valor ou relevância. Pelo contrário, essa crise pode levar à criação de novas formas de praticar a Filosofia, adaptando-se ao contexto contemporâneo e diversificado. Assim, essa afirmativa está correta, pois reflete a ideia de que a Filosofia continua a ser vital e inovadora.

II. A escolha do programa, por ser este necessariamente aberto, pode ser desenvolvido por qualquer professor, desde que tenha um conhecimento panorâmico das “Histórias das Ideias” e das “Ciências Humanas”.

Esta afirmativa está incorreta. O texto não sugere que qualquer professor, apenas com conhecimento panorâmico, possa desenvolver um programa de Filosofia. Ensinar Filosofia requer um entendimento mais aprofundado e específico dos conceitos filosóficos, além de habilidades para articular ideias de forma lógica e coerente.

III. O importante não é a discussão sobre opções de conteúdo: informações, rede conceitual, problemas, mas sim, o que possa garantir a entrada nos procedimentos filosóficos; isto é, à produção da familiaridade com um modo de linguagem que articula fabricação de conceitos, argumentação, sistematicidade e significação.

Esta afirmativa está correta, pois destaca a essência do ensino filosófico: não apenas transmitir informações, mas desenvolver uma maneira de pensar que envolva a criação de conceitos, argumentação lógica e compreensão sistemática. Isso é fundamental para o exercício da Filosofia como uma prática intelectual.

IV. O importante para um programa de Filosofia é estabelecer recortes efetuados na tradição conhecida como História da Filosofia, no elenco das áreas filosóficas tradicionais e atuais.

Esta afirmativa está correta, pois implica que o ensino de Filosofia deve englobar uma seleção cuidadosa de conteúdos que façam parte da história e do desenvolvimento da Filosofia. Isso permite aos estudantes compreenderem as bases e as evoluções do pensamento filosófico ao longo do tempo.

Em resumo, as afirmativas I, III e IV são as que estão em consonância com a ideia de que a Filosofia, mesmo na sua diversidade contemporânea, permanece relevante e vital, oferecendo novas formas de engajamento e compreensão.

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