Segundo Marcuse, a estética é uma experiência fundamental ...
“A separação da arte do processo da produção material deu-lhe a possibilidade de desmistificar a realidade reproduzida neste processo. A arte desafia o monopólio da realidade estabelecida em determinar o que é ‘real’ e fá-lo criando um mundo fictício que, no entanto, é ‘mais real que a própria realidade’.”
(Fonte: MARCUSE, H. A dimensão estética. Trad. Maria Elisabete Costa. Lisboa: Edições 70, 1999; p. 33).
Refletindo sobre o texto acima e a Teoria Estética de Marcuse em geral, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
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Alternativa correta: B - A arte tem a sua própria linguagem e ilumina a realidade por meio desta outra linguagem.
Para resolver esta questão, é essencial compreender a Teoria Estética de Herbert Marcuse, que vê a arte como uma forma de libertação da consciência. O texto de apoio explica como a arte, separada do processo de produção material, pode desmistificar a realidade e criar um mundo fictício que revela verdades mais profundas.
A escolha da alternativa B é justificada porque essa afirmação está em consonância com a ideia de que a arte possui sua própria linguagem, uma ferramenta através da qual ela ilumina a realidade. Marcuse considera que a arte, por meio de sua linguagem única, pode desafiar e questionar a realidade estabelecida.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
A - Atribuir qualidades não conformistas, autônomas da arte à forma estética é compreendê-las como “arte engajada”, cujo fim, é preparar as consciências para a Revolução Proletária.
Esta opção não é correta porque Marcuse não limita a arte a um objetivo político específico, como preparar consciências para a Revolução Proletária. Embora suas ideias estejam relacionadas com movimentos sociais, ele valoriza a autonomia da arte e sua capacidade de revelar verdades mais amplas.
C - A arte tem sua própria dimensão de afirmação e negação, uma dimensão que é coordenada com o processo social de produção.
Esta alternativa está incorreta porque Marcuse destaca a separação da arte do processo de produção material, justamente para que ela possa desafiar e desmistificar a "realidade" imposta por processos sociais.
D - Não é possível transferir a ação de Hamlet ou de Ifigênia do mundo palaciano das classes superiores para o mundo da produção material; também não se pode mudar o enquadramento histórico e modernizar a intriga de Antígona. A arte é produto de suas forças históricas.
Marcuse não afirma que a arte é fixa e apenas um produto de forças históricas. Ele enfatiza como a arte pode transcender e questionar essas forças, revelando verdades mais profundas.
E - Não existem verdades trans-históricas, universais na arte. Ela é a consciência de uma classe particular, e não a dos seres humanos enquanto “seres genéricos”, desenvolvendo todas as suas faculdades de valorização da vida.
Embora Marcuse reconheça a influência da classe social na arte, ele também acredita que a arte pode transcender essa limitação e atuar como uma forma de consciência crítica, abordando as condições humanas em um sentido mais amplo e potencialmente universal.
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