"Acordem para a vida, criaturas!”. A vírgula foi utilizada p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3079031 Português
Atenção: Leia atentamente o texto a seguir e responda a questão:

IA testa a credulidade humana

Quem acredita naquelas cafonices com iluminação perfeita acredita em tudo.

         A imagem em movimento mostra um pássaro filhote com mais cores e plumas que uma escola de samba inteira, pés mergulhados num fio d’água tão cristalino quanto uma taça cheia de San Pellegrino ao sol do Mediterrâneo.
       Parecendo desconfortável com a proximidade da câmera, mas não a ponto de fugir, o bichinho nos mira com olhos de desenho animado. É como se dissesse: "Pode existir criatura mais linda e cativante do que eu?".
     Reparamos então, com assombro, que o festival de cores em seu peito e suas asas se organiza em pinceladas desconcertantes que lembram um pintor atormentado, talvez Van Gogh; ao mesmo tempo, explode em mil tons alegres e solares, como numa tela naïf.
        O que dizer diante de imagem tão singular? O que muitas pessoas têm dito, nas redes sociais, são variações em torno desta ideia emocionada: "Ah, como a natureza é incrível! Como ela é generosa com a gente!".
        Ah, e como essas pessoas estão erradas! Há tanta "natureza" no filhote com plumagem de catálogo de loja de tintas quanto num pacote de Baconzitos. O mesmo pode ser dito dos seus colegas.
       Espera aí - colegas? Sim: mergulhando meio palmo no tema dos pássaros artificiais (digitando "AI birds" no Google, por exemplo), vamos descobrir que essas criaturas de fantasia já são incontáveis; se ainda não superaram em número as espécies do mundo *ornitológico, isso parece uma questão de tempo.
      Justiça seja feita: a maioria dos bichos é tão bizarra que não parece querer enganar ninguém. Como nosso filhote fofo, quase todos gritam, berram "inteligência artificial" em cada **pixel. Quando os pixels acabam, continuam a berrar eternidade afora.
      No entanto, por alguma razão a ser desvendada, parte considerável da nossa espécie parece incapaz de ouvir a gritaria. A aceitação de tudo o que a IA produz é, para essa turma crédula, uma espécie de reflexo.
     Depois de tantos anos vendo pessoas letradas que merecem (mereciam?) meu respeito compartilharem frases de autoajuda em para-choque de caminhão como se fossem de Drummond e Clarice, talvez eu não devesse me chocar. Mas me choco.
      Não sou o único. O linguista Marcos Bagno é outro que anda indignado. Esta semana, a propósito da comoção provocada por uma imagem de "Chico Buarque criança", explodiu no Facebook: "Acordem para a vida, criaturas! Será que vamos mesmo ficar reféns da robozada?".

*ornitológico=parte da zoologia que estuda a morfologia, a fisiologia, a anatomia e os hábitos das aves. **pixel=qualquer dos mínimos elementos discretos que em conjunto constituem uma imagem.

Adaptado - 26/06/2024
*Sérgio Rodrigues - Escritor e jornalista
https://www1.folha.uol.com.br
"Acordem para a vida, criaturas!”. A vírgula foi utilizada para separar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa C é a correta: a vírgula foi utilizada para separar o vocativo. Vamos entender o porquê.

Tema Central da Questão:

A questão aborda o uso da pontuação, especificamente da vírgula, em uma frase. Para resolvê-la, é necessário entender que a vírgula pode ter diferentes funções dentro de uma oração, como separar elementos de mesma função sintática, isolar adjuntos adverbiais, vocativos, orações, entre outros.

Justificativa da Alternativa Correta:

Alternativa C - Vocativo: O vocativo é um termo da oração que serve para chamar ou invocar o interlocutor, não tendo relação sintática com os demais termos. Na frase "Acordem para a vida, criaturas!", "criaturas" é um vocativo, pois é a forma como o locutor se dirige às pessoas, sendo separado por vírgula.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A - Adjunto Adverbial: O adjunto adverbial é um termo que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, indicando circunstâncias. Um exemplo seria "Ela chegou rapidamente." Neste caso, a vírgula não está separando um adjunto adverbial, por isso a alternativa está incorreta.

Alternativa B - Oração Justaposta: As orações justapostas são aquelas que estão lado a lado sem conjunção ou conectivo, muitas vezes separadas por vírgulas ou ponto e vírgula. No caso da questão, não temos duas orações independentes, por isso essa opção não é válida.

Alternativa D - Aposto: O aposto é usado para explicar, resumir ou especificar algo mencionado anteriormente. Um exemplo seria "Pedro, meu amigo de infância, chegou." No enunciado, "criaturas" não está explicando nem especificando nada, mas sim chamando a atenção do interlocutor.

Esse entendimento sobre o uso da vírgula como separador do vocativo é fundamental para evitar erros de interpretação em concursos e provas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: C

Vocativo = CHAMA;

Aposto = EXPLICA;

c) Vocativo.

Vocativo: [do latim "vocare" = chamar] é o termo (nome, título, apelido) usado para chamar ou interpelar a pessoa, o animal ou a coisa personificada a que nos dirigimos.

Exemplos:

"A ordem, meus amigos, é a base do governo." (Machado de Assis)

"Serenai, Verdes mares!" (José de Alencar)

Fonte: CEGALLA.

Gabarito C

Gabarito: Letra C

Vocativo: Chamamento

GAB-C

Vocativo.

VOCATIVO------CHAMAMENTO-----ACORDEM, SEUS FRACOS!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo