São objetivos do Plano Diretor de Regionalização de Minas Ge...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q812422 Saúde Pública
São objetivos do Plano Diretor de Regionalização de Minas Gerais, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão são os objetivos do Plano Diretor de Regionalização (PDR) de Minas Gerais no contexto da saúde pública. O PDR é uma estratégia fundamental para organizar e otimizar a oferta de serviços de saúde no estado, contribuindo para a formação de redes de atenção à saúde que garantem o acesso equitativo e integral aos serviços.

Alternativa Correta: A - Implementar e fortalecer a centralização da assistência.

A opção A é a correta porque o foco do PDR é justamente a descentralização da assistência à saúde e a promoção de uma organização regional que permita a adaptação dos serviços às necessidades locais. Centralizar a assistência vai contra os princípios do PDR, que busca garantir que o atendimento seja acessível e adequado a diferentes regiões, respeitando suas especificidades.

Justificativa das alternativas incorretas:

B - Subsidiar a organização das redes de atenção à saúde. Esta alternativa está correta dentro do contexto dos objetivos do PDR, já que um dos principais propósitos do plano é justamente organizar as redes de atenção à saúde para melhorar a eficácia do sistema.

C - Identificar e propor novos padrões espaciais de oferta de serviços, de produção, de necessidades, de fluxos, conforme modelo de atenção esperado. Essa alternativa também está alinhada com o PDR, pois busca ajustar a oferta de serviços à demanda real das regiões, promovendo um acesso mais equitativo e sustentável.

D - Subsidiar a construção da equidade e da integralidade. Esta opção também reflete um objetivo claro do PDR, que é garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços de saúde de forma justa (equidade) e abrangente (integralidade), sem discriminação.

Portanto, a opção A é a única que não corresponde aos objetivos do Plano Diretor de Regionalização de Minas Gerais, que visa justamente a descentralização e organização regional da assistência à saúde.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O PLANO DIRETOR REGIONAL (PDR): Instrumento de planejamento e gestão que na área da saúde objetiva direcionar a descentralização com vistas à promoção de maior e mais adequada acessibilidade dos usuários considerados os princípios da integralidade, equidade e economia de escala. O propósito de um Plano Diretor de Regionalização (PDR) da saúde é constituir um dos pilares para estruturação e descentralização dos sistemas de co-gestão e organização dos serviços de saúde em redes, tendo em vista possibilitar o direcionamento equitativo da implementação das políticas públicas.

O PDR é, portanto, um instrumento de planejamento em saúde ao estabelecer uma base territorial e populacional para cálculo das necessidades, da priorização para alocação dos recursos, da descentralização programática e gerencial.

FONTE: http://vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/regionalizacao-minas-gerais/

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo