As revoltas nativistas que eclodiram no Brasil colonial não ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q204100 História
As revoltas nativistas que eclodiram no Brasil colonial não foram somente dos grupos submetidos (índios e negros), mas também dos próprios colonos. As razões desses movimentos são variadas, porém todos eles apresentaram uma característica comum: o sentimento nativista, expresso na insubordinação dos colonos contra as autoridades e representantes da Coroa. As revoltas nativistas foram um movimento de protesto, de caráter local ou regional, isto é, em defesa de interesses específicos de determinada região. Buscavam melhorias para os colonos sem, contudo, contestar as bases da ordem social e econômica.(...).
(DOMINGUES, J.E. e FIUSA, L.P.L – História – O Brasil em Foco, FTD, p.53

Sobre as revoltas nativistas, assinale a única alternativa que está INCORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As revoltas nativistas representaram um capítulo importante da história colonial do Brasil. Estas revoltas, embora apresentassem motivações distintas, compartilhavam um elemento comum: o sentimento nativista. Este sentimento manifestava-se através da resistência dos colonos às autoridades e representantes da Coroa Portuguesa e traduzia-se em uma luta por melhorias nas condições locais ou regionais, sem, no entanto, desafiar a estrutura social e econômica existente na época.

Para elucidar a questão das revoltas nativistas, é importante ressaltar que a alternativa INCORRETA entre as apresentadas é a seguinte:

  • A revolta de Filipe dos Santos envolveu mineradores e a intendência das minas, órgão que representava os interesses de Portugal.
  • O combate conhecido como “Capão da Traição” está relacionado à Guerra dos Emboabas.
  • A Guerra dos Mascates aconteceu devido ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda, cujas relações comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores.
  • A primeira rebelião nativista foi a Revolta de Vila Rica.
  • A rebelião contra os abusos cometidos pela Companhia de Comércio do Maranhão deu origem à Revolta dos irmãos Beckman.

Gabarito Comentado: A alternativa D é a INCORRETA. A primeira rebelião nativista no Brasil não foi a Revolta de Vila Rica, mas sim a Revolta de Beckman, ocorrida no Maranhão em 1684. Este movimento foi uma reação contra a Companhia de Comércio do Maranhão, que detinha o monopólio comercial e cometia abusos contra os colonos locais.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Uma das primeiras revoltas é a revolta dos irmãos Beckman, em 1684, depois a guerra dos emboabas, na região das minas, em 1709 e a guerra dos mascates, em Recife e Olinda, entre 1709 e 1710.
Foi em 1720 que ocorreu a REVOLTA DE VILA RICA.
GABARITO: D

Atenção: ele pede a afirmação INCORRETA.

a) A revolta de Filipe dos Santos envolveu mineradores e a intendência das minas, órgão que representava os interesses de Portugal.
1 > Também conhecida como Revolta de Vila Rica (1720) considerado um embrião da Inconfidência Mineira. Foi um movimento contra as casas de fundição.

b) O combate conhecido como “Capão da Traição” está relacionado à Guerra dos Emboabas.
1 > o conflito rolou porque os descobridores das jazidas de ouro em Minas Gerais (os bandeirantes) não queriam pessoas de outras regiões do Brasil e do exterior trabalhando lá (1707-1709).

c) A Guerra dos Mascates aconteceu devido ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda, cujas relações comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores.
1 > Aconteceu em Pernambuco em 1710-1711 num contexto pós expulsão dos holandeses onde houve um conflito político pela emancipação de Recife em relação a Olinda sendo isto percebido como um agravante da situação dos latifundiário locais (devedores) e a burguesia lusitana (credora - os MASCATES) que passaria a se colocar no patamar de igualdade política e não mais subordinação. Dica pra memorizar: MASCATES de Recife eram os que MASCAVAM, MORDIAM os latifundiários de Olinda.

d) A primeira rebelião nativista foi a Revolta de Vila Rica.
1 > percebam que esta delimitar esta revolta como sendo a PRIMEIRA.
2 > a revolta de Vila Rica, como dito anteriormente, é a mesma da letra A, a Revolta de Filipe dos Santos...que ocorreu em 1720. Portanto, não foi a primeira...

e) A rebelião contra os abusos cometidos pela Companhia de Comércio do Maranhão deu origem à Revolta dos irmãos Beckman.
1 > Maranhão em crise econômica após a expulsão dos holandeses, foi proibida a escravidão dos indígenas, os engenhos continuaram escravizando...a coroa criou a Companhia do Comércio do Maranhão que teria o monopólio de um serviço sendo os comerciantes locais prejudicados pelo monopólio, escassez de suprimentos, apresadores de indígenas insatisfeitos.... foi aí que sob a liderança dos irmãos Beckman eclodiu a revolta (1684)
Caros colegas,
a alternativa D está incorreta porque a primeira rebelião nativista ocorrida no Brasil foi a Aclamação de Amador Bueno, em 1641, em São Paulo. Essa revolta, que eclodiu logo após o término da União Ibérica (1580-1640), foi motivada pelos receios dos comerciantes paulistas de que a separação das coroas portuguesa e espanhola prejudicasse os negócios com Buenos Aires. Como forma de protesto, os paulistas resolveram criar em São Paulo um reino independente e aclamaram como rei o fazendeiro Amador Bueno da Ribeiro - o mais rico habitante do lugar, capitão-mor e ouvidor. Entretanto, Amador Bueno recusou a "oferta" e jurou fidelidade ao rei de Portugal.
Sucesso a todos!
primeira revolta nativista foi a de ACLAMADOR BUENO em Sao paulo, tambem conhecida como bota fora dos padres
A priemeira revolta nativista foi "ACLAMADOR BUENO"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo