Baseado nos seus conhecimentos sobre Toxicologia e Higiene o...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D é a incorreta.
Vamos explorar o motivo disso:
Alternativa A: Esta opção está correta. A descrição aborda diversos sintomas da intoxicação crônica por chumbo. O chumbo é conhecido por causar uma série de problemas de saúde, incluindo anemia, devido à sua capacidade de interferir na produção de hemoglobina. Outros efeitos mencionados, como dor abdominal, nefropatia, e neuropatia periférica, são também reconhecidos pela toxicologia ocupacional.
Alternativa B: Esta alternativa também está correta. A exposição à sílica é perigosa e pode resultar em doenças como a silicose e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). O texto menciona adequadamente que a exposição à sílica é a causa básica, e que o cor pulmonale deve ser considerado uma doença relacionada ao trabalho, o que está em conformidade com a Classificação de Schilling.
Alternativa C: Esta afirmativa está correta igualmente. Relata de maneira acurada os riscos associados à exposição ao cromo, incluindo ulceração do septo nasal e risco de câncer. A explicação sobre os marcadores biológicos e sua concentração também está alinhada com o conhecimento toxicológico.
Alternativa D: É a incorreta. Enquanto é verdade que o benzeno pode causar anemias e leucemias devido à sua propriedade mielotóxica, a afirmativa de que o risco de adoecimento "não é dose dependente" está imprecisa. O benzeno, como outros agentes químicos, tem uma relação direta entre dose e efeito, embora fatores individuais de susceptibilidade possam influenciar o impacto da exposição.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém sabe indicar qual o erro da D? Está relacionado com a afirmaçao de que o adoecimento pela exposição não é dose-dependente ou dizer que o fator de MAIOR relevância é a susceptibilidade individual?
Também não entendi, Juliana Xavier. Até onde sei a susceptibilidade individual é um fator importante, mas não consigo afirmar que seja o de maior relevância.
Aliás, acredito que a C esteja errada, já que o cromo, especificamente o cromo hexavalente, é carcinogênico classificado no grupo I.
Oi Su. Eu dei mais uma revisada nisso e veja:
Vou transcrever aqui um trecho do livro "Fundamentos de Toxicologia" Sezi Oga página 284
"a extensão destas alterações é dependente de fatores individuais, intensidade e duração da exposição"
" Estudos demonstram que a hamatotoxicidade do benzeno é mediada por um número de metabólitos hidroxilados e metabólitos de cadeia aberta, no entanto, os eventos celulares e bioquimicos que levam ao desenvolvimento de anemia aplástica e leucemia mielóide aguda não estao definidos. Segundo alguns estudos, os metabólitos do tipo quinóicos (catecol e hidroquinol) seriam os compostos reponsaveis pela ação mielotoxica desse solvente, ao reagiram com os cromossomos resultando em alterações morfológicas e consequentemente na mitose"
A pergunta é:
Posso considerar a duração de exposição como dose? se sim, então realmente está incorreta pq a questão diz que não é dose dependente
Posso afirmar categoricamente que a susceptibilidade individual é o fator de maior relevância? Não encontrei em nenhuma referência essa afirmação categórica;
Posso afirmar que a ação do benzeno é mielotóxica ou o metabÓlito do benzeno que é?
Eu já havia visto uma questão parecida em relação a carcinogenicidade dos HPA, na qual a questão tb estava errada porque dizia que o HPA era genotóxico, ai a justificativa do gabarito dado pela banca era que na verdade a genotoxicidade é causasa pelo metabólito do HPA e não pelo HPA, nesse caso foi uma pegadinha desumana quase, a questão é a Q642512.
Ai baseado em todas essas reflexões kkkkk talvez possamos chegar a uma conclusão
Acho que é por aí, Juliana Xavier! A banca foi muito beeeem minuciosa, deve ter considerado a questão errada pelo fato de que o benzeno em si não é mielotóxico, mas seu metabólito sim (insira aqui aquele emoji do wpp virando os olhinhos kkkk)!!!
alternativa correta: D: O benzeno, encontrado especialmente em indústrias química e petroquímica, tem ação mielotóxica e pode levar ao desenvolvimento de anemias e/ou leucemias. O risco de adoecimento pela exposição ao benzeno não é dose dependente, tendo como fator de maior relevância a susceptibilidade individual.
justificativa
A afirmação de que o risco de adoecimento pela exposição ao benzeno não é dose dependente está incorreta. O risco de adoecimento, incluindo anemias e leucemias, pela exposição ao benzeno é, sim, dose dependente. Isso significa que o risco aumenta com a quantidade de exposição ao benzeno.
análise das demais alternativas
[A]: Correta. A intoxicação crônica por chumbo pode causar diversas manifestações clínicas, incluindo anemia, dor abdominal, nefropatia, hipertensão arterial, alterações espermáticas, neuropatia periférica e encefalopatia.
[B]: Correta. Trabalhadores expostos à sílica têm alto risco de desenvolver silicose, DPOC e cor pulmonale, sendo o tabagismo um fator agravante, mas a exposição à sílica a causa básica.
[C]: Correta. A exposição ao cromo pode causar ulcerações no septo nasal, câncer nos brônquios e pulmões, e dermatites, com a concentração de cromo hexavalente na urina servindo como marcador biológico.
resumo
A alternativa incorreta é a que afirma que o risco de adoecimento pela exposição ao benzeno não é dose dependente, pois, na realidade, o risco é diretamente proporcional à quantidade de exposição.
pontos chave
- O risco de adoecimento pelo benzeno é dose dependente.
- Chumbo causa diversas manifestações clínicas na intoxicação crônica.
- Sílica é a causa básica de doenças respiratórias em trabalhadores expostos.
- Cromo pode causar ulcerações, câncer e dermatites.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo