A utilização de águas da chuva em edificações é uma prática ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2132893 Engenharia Civil
A utilização de águas da chuva em edificações é uma prática cada vez mais comum nas grandes cidades e nas regiões metropolitanas. O aproveitamento da água pluvial em atividades que não necessitem de água potável pode reduzir, significativamente, o consumo de uma edificação, contribuir no combate à escassez de água, além de controlar o escoamento superficial nas vias urbanas. Para fins de regularização de novas construções, em alguns municípios brasileiros, a legislação já tornou obrigatória a execução de reservatórios para águas coletadas em coberturas e em pavimentos com grandes áreas impermeabilizadas. 
Imagem associada para resolução da questão


O volume útil necessário para armazenar chuva de  intensidade pluviométrica (I) igual a 150 mm/h, com tempo (t) de duração igual a cinco minutos, incidindo numa superfície de captação (A) com 120 m² de área é de 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A drenagem consiste numa prática que objetiva escoar o excesso de água de terrenos utilizando elementos como tubulações, canais, valas, etc. Tratando-se de águas pluviais (advindas das chuvas), a NBR 10844 (ABNT, 1989) é a norma técnica brasileira responsável por fixar exigências e critérios para o projeto de instalações de drenagem de águas pluviais, visando um bom desempenho.


Em seu item 5.3, a NBR 10844 (ABNT, 1989) estabelece que a vazão de projeto deve ser calculada pela equação abaixo:




Em que Q é a vazão de projeto, em L/min; I é a intensidade pluviométrica, em mm/h; e A é a área de contribuição, em m².


A NBR 10844 (ABNT, 1989) apresenta as seguintes definições para as variáveis da equação:


- Vazão de projeto: “vazão de referência para o dimensionamento de condutores e calhas";

- Intensidade pluviométrica: “quociente entre a altura pluviométrica precipitada num intervalo de tempo e este intervalo";

- Área de contribuição: “soma das áreas das superfícies que, interceptando chuva, conduzem as águas para determinado ponto da instalação".


Para os dados do problema, resulta que:



 

O volume (V), por sua vez, consiste no produto entre a vazão e o tempo (t). Para um tempo de cinco minutos, resulta que:




Portanto, o volume útil necessário para armazenar a chuva do enunciado é de 1.500 L. Logo, a alternativa C está correta.


Gabarito do professor: letra C.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 10844: Instalações prediais de águas pluviais. Rio de Janeiro: ABNT, 1989.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

V = I x A x T

V = 120/1000 x 120 x ,0083

V = 1,5m³ - 1.500L

Q= i x A x T

Q = 150 x 120 x (5/60)

Q = 1494 L

Aproximadamente 1500 L

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo