O parto é considerado um evento complexo, capaz de ser posi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318855 Enfermagem
O parto é considerado um evento complexo, capaz de ser positivamente marcante no âmbito emocional da gestante ou até mesmo doloroso e traumático. O processo parturitivo pode ser caracterizado por alterações hormonais e mecânicas, que inicialmente promove contrações uterinas e dilatação do colo, resultando em dores progressivas, e findando-se na expulsão fetal. Reconhecendo que a dor pode acarretar prejuízos para mãe e bebê, é sabido atualmente que há a necessidade de aliviá-la, com base neste assunto assinale a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A assistência ao parto modificou-se radicalmente no último século, transitando de um evento familiar acompanhado por equipe técnica pouco qualificada para o ambiente hospitalar e um conjunto de intervenções que reduziram drasticamente a ocorrência de mortes maternas e perinatais.

A) Incorreta - A alternativa propõe que a deambulação e livre movimentação materna não é permitida, notadamente no primeiro e segundo período do trabalho de parto.

B) Incorreta - A alternativa propõe que tntar retardar ou evitar a progressão do trabalho de parto com métodos de alívio da dor é recomendado, estando incorreta, conforme Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal do Ministério da Saúde, tentar retardar ou evitar a progressão do trabalho de parto com métodos de alívio da dor não é recomendado.

C) Correta-  Conforme Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal do Ministério da Saúde, a solicitação materna por analgesia de parto é motivo suficiente para sua realização, independente da fase do parto e do grau de dilatação, inclusive para a analgesia epidural, salvo contraindicação médica e após esgotados os métodos não farmacológicos disponíveis. A analgesia epidural ou os opióides parenterais, como fentanil, dimorfina e petidina, são recomendados para mulheres saudáveis que requerem alívio da dor durante o trabalho de parto e parto, de acordo com as preferências da mulher. A analgesia farmacológica, de qualquer tipo, é restrita ao ambiente hospitalar.

D) Incorreta - A alternativa propõe que a analgesia farmacológica, de qualquer tipo, não é restrita ao ambiente hospitalar, estando incorreta, Conforme Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal do Ministério da Saúde, a analgesia farmacológica, de qualquer tipo, é restrita ao ambiente hospitalar.

E) Incorreta - A alternativa propõe que a analgesia epidural ou os opioides parenterais, como fentanil, dimorfina e petidina, são recomendados para todas as mulheres que requerem alívio da dor durante o trabalho de parto e parto, estando incorreta, a analgesia epidural ou os opióides parenterais, como fentanil, dimorfina e petidina, são recomendados para mulheres saudáveis que requerem alívio da dor durante o trabalho de parto e parto, de acordo com as preferências da mulher.


Gabarito: Letra C


Ministério da Saúde. DIRETRIZ NACIONAL DE ASSISTÊNCIA AO PARTO NORMAL. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/diretriz_assistencia_parto_normal.pdf.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda o manejo da dor durante o trabalho de parto e as diretrizes para a administração de analgesia. A resposta correta é a alternativa C, que afirma que o pedido da gestante por analgesia é um motivo suficiente para sua realização, independentemente da fase do parto ou do grau de dilatação, desde que não haja contraindicações médicas e que métodos não farmacológicos para alívio da dor tenham sido considerados ou esgotados. Essa alternativa está alinhada com as práticas recomendadas no manejo da dor no parto, que priorizam o conforto e o bem-estar da gestante e reconhecem seu direito à escolha no manejo da dor. As demais alternativas contêm afirmações incorretas: a alternativa A é falsa porque a deambulação e livre movimentação são, de fato, encorajadas durante o trabalho de parto; a B é incorreta porque não se recomenda retardar o trabalho de parto com métodos de alívio da dor; a D é errada pois a analgesia farmacológica pode estar restringida a ambientes controlados como o hospitalar; e a E é incorreta porque não se recomenda a analgesia epidural ou opioides parenterais para todas as mulheres indiscriminadamente, devendo ser avaliada a necessidade e adequação para cada caso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo