INSTRUÇÃO: Leia o caso clínico a seguir para responder a es...
Carina é uma menina de seis anos, que veio com a mãe, Josiene, à Unidade Básica de Saúde. A família de Carina, seus pais e um irmão mais velho, de nove anos, se mudaram há poucos meses para a área da enfermeira Kátia, responsável pelo acolhimento. A mãe está muito preocupada. A menina ainda não fala, estabelece pouco contato visual e afetivo com a mãe e com os outros membros da família. Costuma ficar isolada, por vezes realiza movimentos repetitivos com as mãos. Dorme pouco e, quando contrariada, fica agitada. Não larga uma boneca que ganhou de presente da madrinha. Segundo a mãe, onde moravam não havia atenção básica organizada, portanto, não fez pré-natal ou qualquer seguimento de puericultura da criança. Nasceu a termo, parto hospitalar, tiveram alta no dia seguinte, aparentemente sem complicações. Josiene também conta que teve muita dificuldade em amamentar a filha, “que não queria mamar”. Durante a consulta, Carina entrou no consultório sem oposição. Dirigiu-se há vários pontos da sala, sem responder às tentativas de comunicação que lhe foram dirigidas. Não pronunciou qualquer palavra, emitindo apenas sons repetitivos e monossilábicos. Ao se sentar, por solicitação da mãe, balançava o corpo repetidamente, mantendo o olhar dirigido em direção oposta aos presentes.
Com base no caso clínico exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Deve-se suspeitar de Transtorno Global do Desenvolvimento, pois o caso apresenta comunicação e padrões restritos e repetitivos de comportamentos, atividades e interesses, por parte da criança.
II- Cabe neste caso o diagnóstico diferencial entre Déficits Sensoriais (cegueira ou surdez congênitas), Autismo Infantil, Transtorno de Asperger, Síndrome de Rett, Esquizofrenia e situações de grave negligência na infância.
III- Trata-se de um caso que a equipe da Estratégia de Saúde da Família poderá conduzir sozinha. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais rapidamente o tratamento pode ser iniciado, assim como as orientações à família, o que facilita a resposta da criança.
Está CORRETO o que se afirma em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - I, apenas.
Vamos analisar o caso clínico e as afirmativas para compreender por que a alternativa correta é a letra A.
Afirmativa I: A suspeita de Transtorno Global do Desenvolvimento é apropriada neste contexto. Os sinais apresentados por Carina, como a ausência de fala, pouco contato visual, isolamento e movimentos repetitivos, são característicos de transtornos do espectro do autismo (TEA). Esses transtornos são marcados por dificuldades na comunicação social e comportamentos restritos e repetitivos, o que justifica a afirmativa I como correta.
Afirmativa II: Esta afirmativa não é completamente correta na sugestão de diagnóstico diferencial. Embora seja importante considerar condições como Déficits Sensoriais, Autismo, Síndrome de Rett e situações de negligência, nem todos os itens listados são pertinentes ao caso de Carina. Por exemplo, a Esquizofrenia Infantil é rara em crianças tão jovens e não se encaixa bem no perfil apresentado. Além disso, enquanto a Síndrome de Rett é uma consideração relevante, ela ocorre quase exclusivamente em meninas e envolve regressão em habilidades previamente adquiridas, que não é uma característica descrita no caso de Carina.
Afirmativa III: A ideia de que a equipe da Estratégia de Saúde da Família poderia conduzir o caso sozinha é considerada inadequada. Casos com suspeita de transtornos do desenvolvimento, especialmente TEA, demandam uma abordagem multidisciplinar, envolvendo especialistas como pediatras, psicólogos e terapeutas ocupacionais para um diagnóstico e tratamento adequados. Portanto, a afirmativa III não está correta.
Portanto, a afirmativa I reflete com precisão o que se pode inferir do caso clínico, justificando a escolha da alternativa A como correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo