“Freud usava a palavra ‘objeto’ para se referir a qualquer p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2006788 Psicologia
Freud usava a palavra ‘objeto’ para se referir a qualquer pessoa, objeto ou atividade com capacidade para satisfazer ao instinto. Na sua visão, o primeiro objeto na vida do bebê capaz de satisfazer ao instinto era o seio materno. Mais tarde, a própria mãe como pessoa torna-se um objeto de satisfação do instinto. E, à medida que a criança cresce, outras pessoas tornam-se objetos de satisfação do instinto.” (SCHULTZ, Duane P. & Schultz p. 390.)
Sobre as Teorias das Relações entre os Objetos na visão de Freud, é correto afirmar que: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

Explicação:

Para resolver essa questão, é essencial entender como Freud e outros teóricos abordam o conceito de "objetos" nas teorias da personalidade. A questão se refere especificamente às Teorias das Relações de Objeto, que são uma vertente importante da psicanálise.

Freud utilizava o termo "objeto" para descrever qualquer coisa—pessoa, objeto ou atividade—que pudesse satisfazer um instinto. Inicialmente, o bebê encontra satisfação no seio materno, e posteriormente na mãe como pessoa e, com o crescimento, em outras pessoas.

A alternativa correta é a C, pois ela destaca que, enquanto alguns estudiosos focam nas relações interpessoais, Freud enfatizava os impulsos instintivos. Isso é coerente com a visão freudiana, onde os instintos (ou pulsões) são forças motrizes do comportamento humano.

Justificativas das Alternativas:

A - Incorreta: Esta opção afirma que as teorias dos objetos de Freud se concentram nas relações interpessoais e não nos impulsos instintivos. Isso contraria a visão freudiana, que dá grande importância aos impulsos instintivos, como mencionado.

B - Incorreta: Aqui é afirmado que Freud enfatizava influências sociais e ambientais na personalidade, especialmente na interação mãe-filho. Embora isso seja relevante, para Freud, os impulsos instintivos sempre tiveram mais peso que as influências sociais.

D - Incorreta: Esta alternativa menciona a necessidade da criança de se libertar do objeto primário (a mãe) para desenvolver uma noção firme de si mesma. Embora seja um ponto válido nas teorias de relações de objeto, não é a principal ênfase na teoria freudiana, que foca mais nos impulsos instintivos do que no processo de individuação e separação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ITEM C

A perspectiva abordada no item D refere-se a D. Winnicott.

C) Para alguns estudiosos, as teorias dos objetos concentram-se nas relações interpessoais entre esses objetos, enquanto a teoria de Freud enfocava mais os impulsos instintivos propriamente ditos.

Esta afirmação é uma interpretação parcialmente correta das teorias dos objetos de Freud. Embora Freud tenha de fato enfocado os impulsos instintivos e seu papel na formação das relações entre os objetos, ele também considerou profundamente as relações interpessoais e os padrões de vínculo emocional entre os indivíduos. No entanto, a maneira como Freud abordou essas questões não pode ser resumida apenas ao enfoque nos impulsos instintivos.

Portanto, embora a parte sobre a importância dos impulsos instintivos seja correta, a afirmação como um todo não capta completamente a complexidade das teorias dos objetos de Freud. Dessa forma, a opção C pode ser considerada incorreta ou pelo menos incompleta em relação à visão de Freud sobre as relações entre os objetos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo