Paciente apresenta lesão por pressão (LPP) com perda de pel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318861 Enfermagem
Paciente apresenta lesão por pressão (LPP) com perda de pele em sua espessura total e perda tissular não visível, pois encontra-se coberta por necrose. Assinale a alternativa que apresenta o estadiamento desta lesão:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Lesões por pressão (LPP) causam dano considerável aos pacientes, dificultando o processo de recuperação funcional, frequentemente causando dor e levando ao desenvolvimento de infecções graves, também têm sido associadas a internações prolongadas, sepse e mortalidade.

A) Incorreta -  A alternativa propõe estágio 4, estando incorreta, Estágio 4: Perda da pele em sua espessura total e perda tissular com exposição ou palpação direta da fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso. Esfacelo e/ou escara pode estar visível. A profundidade varia conforme a localização anatômica. Quando o esfacelo ou escara prejudica a identificação da extensão da perda tissular, deve-se classificá-la como Lesão por Pressão Não Classificável. A alternativa não se aplica à questão. 

B) Incorreta -   A alternativa propõe estágio 2, estando incorreta, Estágio 2: O leito da ferida é viável, de coloração rosa ou vermelha, úmido e pode também apresentar-se como uma bolha intacta (preenchida com exsudato seroso) ou rompida. O tecido adiposo e tecidos profundos não são visíveis. Tecido de granulação, esfacelo e escara não estão presentes. Essas lesões geralmente resultam de microclima inadequado e cisalhamento da pele na região da pélvis e no calcâneo. A alternativa não se aplica à questão. 

C) Incorreta -   A alternativa propõe estágio 3, estando incorreta, Estágio 3: Perda da pele em sua espessura total na qual a gordura é visível e, frequentemente, tecido de granulação e epíbole (lesão com bordas enroladas) estão presentes. Esfacelo e/ou escara pode estar visível. A profundidade do dano tissular varia conforme a localização anatômica. Não há exposição de fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem e/ou osso. A alternativa não se aplica à questão. 

D) Incorreta -   A alternativa propõe estágio 1, estando incorreta, Estágio 1: Pele íntegra com área localizada de eritema que não embranquece e que pode parecer diferente em pele de cor escura. Presença de eritema que embranquece ou mudanças na sensibilidade, temperatura ou consistência (endurecimento) podem preceder as mudanças visuais. A alternativa não se aplica à questão. 

E) Correta -  Lesão por pressão não classificável: Perda da pele em sua espessura total e perda tissular na qual a extensão do dano não pode ser confirmada porque está encoberta pelo esfacelo ou escara. Escara estável (isto é, seca, aderente, sem eritema ou flutuação) em membro isquêmico ou no calcâneo não deve ser removida. 

Gabarito: Letra E


GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Segurança do Paciente: prevenção de Lesão por Pressão (LP). Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/87400/Seguran%C3%A7a+do+Paciente+%E2%80%93+Preven%C3%A7%C3%A3o+de+Les%C3%A3o+por+Press%C3%A3o.pdf/b37bdaa2-4554-3d56-737d-d041479be6f5?t=1648647893741#:~:text=Les%C3%A3o%20por%20Press%C3%A3o%20N%C3%A3o%20Classific%C3%A1vel%3A%20Perda%20da%20pele%20em%20sua,encoberta%20pelo%20esfacelo%20ou%20escara


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda o estadiamento de lesões por pressão (LPP), condição clínica importante no cuidado de pacientes acamados ou com mobilidade reduzida. A lesão descrita apresenta perda total da espessura da pele e presença de tecido necrosado que impede a visualização da extensão do dano tissular subjacente. Os estágios das lesões por pressão são classificados basicamente em 1, 2, 3 e 4, dependendo da profundidade e da complexidade da lesão. No Estágio 1, observa-se eritema que não embranquece; no Estágio 2, há perda parcial da espessura da pele; o Estágio 3 apresenta perda total da espessura da pele com dano ou necrose do tecido subcutâneo; e no Estágio 4, há perda extensa de tecido, incluindo musculatura, ossos, ou estruturas de suporte. A resposta correta é a alternativa E, "Lesão por pressão não classificável", pois quando a base da lesão é obscurecida por tecido necrótico (escara) e, portanto, não se pode visualizar a profundidade total do dano, a lesão é considerada como "não classificável". Este é um aspecto importante para profissionais da saúde no diagnóstico e no planejamento do tratamento adequado dessas lesões.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo